sábado, 31 de agosto de 2019

Os Poços Verdes do Sobroso serão seguramente o conjunto de lagoas mais belas de Portugal - Um lugar único que é obrigatório a visitar!


Conhecidas por milhares de pessoas como as 7 Lagoas, os Poços Verdes do Sobroso serão seguramente o conjunto de lagoas mais belas de todo o Parque Nacional da Peneda-Gerês e de Portugal! Um lugar único, um local obrigatório a visitar!


O Percurso inicia-se na bela aldeia de Cabril, terra de natureza que guarda nos trilhos a memória de tempos que não voltam. Silha dos Ursos, Fojo do Lobo, moinhos e lagoas de águas cristalinas, são os pontos altos deste trilho!

Um trilho linear com cerca de 10 Km, com pouco desnível. Muito fácil e acessível.

Aos 5 Km, encontramos as 7 lagoas onde teremos a oportunidade de mergulhar suas fantásticas águas cristalinas!
Uma experiência única!





Fonte: PNPGeres

Ilha do Lombo... uma jóia natural, um verdadeiro paraíso!



A Ilha do Lombo localiza-se na Barragem do Castelo do Bode, envolta por uma paisagem magnífica, onde existem as condições necessárias para a prática de desportos náuticos e onde se podem passar agradáveis momentos de lazer.

Para chegar a esta Ilha, segue-se as indicações de Tomar-Serra-Ilha do Lombo. A Ilha do Lombo é um local que associa a beleza natural a uma oferta de lazer.

Para atravessar da margem para a Ilha, pode-se sempre utilizar uma pequena embarcação que faz a travessia ( durante o verão ), ou então utilizar um barco próprio e aproveitar para dar um agradável passeio na barragem do Castelo do Bode, descobrindo os lindíssimos recantos criados pela natureza.

É uma zona ideal para a pesca. Um local tranquilo onde poderá dar um passeio de gaivota ou de barco, ou simplesmente nadar nas águas límpidas do Zêzere.



Foto: todos os direitos reservados a:Mário A. C. Santos

Calor chega em Setembro com temperaturas de 40º... No último dia de Agosto, já estão 32 concelhos em risco máximo de incêndio!




Temperaturas vão chegar aos 40ºC nos próximos dias. Proteção Civil lança alerta

Nas próximas horas está previsto um aumento gradual da temperatura máxima. O Alentejo pode chegar aos 40ºC.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta sexta-feira, 30 de agosto, a temperatura máxima vai subir, especialmente no litoral oeste. Em relação aos próximos dias, há tendência para o termómetro continuar a subir, com valores a chegarem muito próximo dos 40ºC em algumas zonas do País.

De acordo com o site do IPMA, a temperatura irá variar entre os 35ºC e os 37ºC em Beja. Évora poderá chegar aos 38ºC.

Já no distrito de Santarém, há localidades com previsão máxima de 40ºC, para dia 3 de setembro. Em Lisboa, os valores deverão chegar aos 36ºC, bem como no Porto.

Descubra Vilar da Veiga... beleza em estado puro!





Vilar da Veiga está localizada na margem Sul da serra do Gerês e separada da freguesia de Rio Caldo pelo rio Gerês, o afluente do rio Cávado, que a delimita a Sul.

À semelhança da existência da freguesia, a Matriz é uma edificação recente, com altar-mor e os colaterais em estilo Barroco, sendo o orago Santo António.

Do conjunto de capelas surge em invocação a S.ª das Angústias e S.ª da Saúde, no lugar de Vilar, Santa Marinha, na Ermida e capela de Santa Eufémia, nas termas que funcionou como capela real, mandada edificar por D. João V.

Em constituição é a freguesia mais recente do concelho, dado que foi erigida no século XVIII, e só em 1855 integrou-se na constituição territorial de Terras de Bouro. Terá nascido de uma “quinta” burguesa no século XIII, como referem as Inquirições de 1258.


Foto: todos os direitos reservados a ogeres

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Estação de Aveiro...uma das mais bonitas estações de comboio de Portugal que deslumbra pelos seus azulejos.



A estação de comboios de Aveiro é parte integrante da Linha do Norte e localiza-se em frente ao Largo da Estação. O que diferencia esta estação de muitas demais é o facto de esta conter, na sua fachada, monumentais painéis de azulejos policromos (azuis e amarelos) representando cenas ferroviárias, naturais, culturais assim como actividades tradicionais desta região. Trata-se, sem dúvida, de um dos melhores exemplares do azulejo português e de uma das estações de comboios mais bonitas de Portugal.




A estação de Aveiro foi construída numa altura em que se apostava na decoração das estações com azulejos portugueses, da qual resultaram outros belíssimos edifícios como a Estação do Pinhão, a Estação de São Bento ou a Estação de Marvão, só para referir alguns dos muitos exemplos.





Revestido de um grande número de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais, o edifício da estação possui o mais importante conjunto de azulejaria exterior de Aveiro. É composto por três partes: uma central, de três pisos, e duas laterais simétricas, com dois pisos. Assume-se como exemplo, a nível regional, do estilo denominado de Casa Portuguesa.







O edifício é decorado por 28 painéis, mostrando paisagens da região, cenas do quotidiano, figuras populares como peixeiras e pescadores, embarcações tradicionais e monumentos existentes na cidade, como o Convento de Jesus, onde está instalado o Museu Regional e que alberga o túmulo da princesa Stª Joana. São tantos os painéis que incluem uma evocação da Aveiro setecentista.

Pela primeira vez na história um atleta português é campeão do mundo de judo



Jorge Fonseca sagrou-se, esta sexta-feira, campeão do mundo de judo na categoria de -100 kg. Pela primeira vez, um atleta português ganha a medalha de ouro.


O judoca de 26 anos, que tinha deixado para trás Elmar Gasimov na ronda anterior, bateu o russo Niyaz Ilyasov na final do torneio que se realiza em Tóquio, no Japão.


O atleta do Sporting, recorde-se, eliminou, ainda, Thomas Briceno, Avtar Singh e Benjamin Fletcher na caminhada rumo à medalha de ouro.


Esta foi, de resto, a segunda medalha conquistada por Portugal nos Mundiais de judo, depois de Bárbara Timo ter levado a prata na categoria de -70 kg.

Setembro vai chegar com temperaturas próximas dos 40º





Temperaturas vão chegar aos 40ºC nos próximos dias. Proteção Civil lança alerta

Nas próximas horas está previsto um aumento gradual da temperatura máxima. O Alentejo pode chegar aos 40ºC.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta sexta-feira, 30 de agosto, a temperatura máxima vai subir, especialmente no litoral oeste. Em relação aos próximos dias, há tendência para o termómetro continuar a subir, com valores a chegarem muito próximo dos 40ºC em algumas zonas do País.

De acordo com o site do IPMA, a temperatura irá variar entre os 35ºC e os 37ºC em Beja. Évora poderá chegar aos 38ºC.

Já no distrito de Santarém, há localidades com previsão máxima de 40ºC, para dia 3 de setembro. Em Lisboa, os valores deverão chegar aos 36ºC, bem como no Porto.