sábado, 29 de dezembro de 2018

Mais de 11.500 atletas participaram hoje na 11ª edição da São Silvestre Lisboa




Mais de 11.500 atletas participaram hoje na 11ª edição da São Silvestre Lisboa.
Dulce Félix e João Pereira são os grandes vencedores deste ano. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Susana Godinho e Ercília Machado nas senhoras e Samuel Barata e Hermano Ferreira nos homens.




Fotografia Américo Simas | CML

Arroz de Marisco à moda de Peniche





Ingredientes

-1 cebola
-3 dentes de alho
-1 folha de louro
-2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
-1 tomate maduro
-3 colheres (de sopa) de pó de creme de marisco instantâneo
-1/4 de malagueta vermelha sem sementes (ou outro picante a gosto)
-coentros
-sal
-azeite
-2,5 chávenas de arroz
-1 kg de marisco variado (usei camarão, mexilhão, amêijoa e delícias do mar)

1. Aquecer uma panela com 2l de água temperada com sal até ferver;


2. Cozer os camarões com casca durante cerca de 3 minutos. Reservar a água;


3. Descascar os camarões (reservando alguns para decorar) e juntar as cascas e cabeças à água da cozedura;


4. Deixar ferver uns minutos e filtrar, descartando as cascas e cabeças ;


5. Dissolver no caldo de camarão o creme de marisco instantâneo e reservar;


6. Refogar a cebola e o alho picados no azeite até amolecer;


7. Juntar o louro, o tomate sem as sementes, a polpa de tomate e a malagueta. Deixar refogar mais um pouco, juntando um pouco de caldo se necessário;


8. Juntar 10 chávenas de caldo, temperar e deixar ferver;


9. Juntar 2,5 chávenas arroz, deixar ferver, baixar o lume e deixar cozer por 10/15 minutos até estar quase cozido;


10. Entretanto, colocar as amêijoas e os mexilhões em 2 tachos com 1 colher (de sopa) de água e levar ao lume até abrirem. Mal abram, retirar do lume e descartar as que não abrirem;


11. Juntar o marisco ao arroz e deixar cozinhar mais 5/10 minutos até estar cozido. Juntar mais caldo quente se necessário para ficar malandro;


12. No final, juntar coentros picados grosseiramente e servir.


http://www.receitasdeportugal.com 

Portugal vence o campeonato da Europa de andebol em cadeira de rodas





Portugal venceu o torneio europeu de andebol em cadeira de rodas, ao derrotar na final a equipa da Croácia por 20-7, num encontro disputado em Leiria.

Ao intervalo da final, a equipa mista portuguesa, que no sábado já tinha vencido a Croácia na segunda jornada do grupo (18-15) vencia por 10-2.

Portugal fechou assim o torneio com quatro vitórias, pois para garantir presença na final impôs-se à Holanda, por 12-9, à Croácia, por 18-15 e à Hungria por 14-3.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

A Madeira foi considerada o melhor lugar do mundo para ver o espectáculo de fogo-de-artifício da passagem de ano.




O Fogo-de-artifício na Madeira bateu o recorde de disparos e encantou milhares de pessoas na ultima passagem de ano. Para a chegada do 2019 já está tudo preparado para o grande espectáculo que pela sua magnitude, faz das Festas de Fim-de-Ano o maior cartaz turístico da Região.

O "réveillon" concentra-se na cidade do Funchal, e utiliza a sua Baía  como anfiteatro deste espectáculo de luz e de cor tornando a noite mágica.



No ano passado o  espetáculo durou oito minutos, durante os quais foram disparadas 132 mil peças (70% produzidas em Portugal), pelo que foi ultrapassado o recorde de 2006, quando foram disparadas 67 mil peças e o livro "Guinness World Records" atribuiu o título de "Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo" à passagem de ano na Madeira.
 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

O "Bananeiro de Braga" ocorre no dia 24 de Dezembro... Conheça esta tradição Natalícia!




A Rua do Souto e Largo do Paço são pequenos para os milhares de “foliões” que, de copito de moscatel numa mão e banana na outra, se vão juntando durante a tarde de 24 de Dezembro em Braga. Seja de gorro de Pai Natal ou de concertina e viola braguesa, as gentes apressam o encerramento do trabalho para pré-aquecer a noite de Natal no Bananeiro.

Trata-se de uma tradição com cerca de quarenta anos, que se formou espontaneamente através de vários amigos que se começaram a juntar na Rua do Souto pelo final da tarde, mais concretamente na castiça taberna da Casa das Bananas, para aí desejarem boas festas uns aos outros enquanto se deixavam levar pelo curioso petisco da casa: Moscatel de Setúbal acompanhado de uma banana.

O povo, que sempre tratou bem as coisas, chama a esta pinga banano, como se fosse esposo da banana, e de um bom casamento se tratasse.

A mistura, aparentemente estranha, é, pelos vistos, bastante apetecida pelos bracarenses que aqui passam a Quadra.

O Bananeiro ganhou fama e é hoje a casa onde todos os caminhos de Braga vão dar na véspera do dia de Natal.

São milhares os que se deslocam a braga para participar no Bananeiro....



 Foto:http://jornalsabores.com

domingo, 23 de dezembro de 2018

Cabeça, Aldeia Natal, situada na região de Seia, na Serra da Estrela, é a primeira Aldeia-Natal eco-sustentável do país!




A iniciativa realizada na aldeia de Cabeça, no concelho de Seia é considerada o Natal mais ecológico do país.

Entre o dia 15 de dezembro e 6 de janeiro de 2019, a localidade oferece aos visitantes "uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha"









Segundo os promotores, a Aldeia Natal é um evento 100% sustentável e todo o trabalho de decoração é feito pelos moradores da aldeia, sendo que a expressão “Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína” é a que melhor define e descreve a Aldeia Natal.







"Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto", acrescenta.

A  Aldeia Natal apresenta um cenário único no país, que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas, que ostentam uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa.
 

Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

A visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela.

Tradições como a missa do galo e a fogueira de Natal e oficinas de cozinha no forno comunitário são algumas das atividades habituais a realizar.

Um concerto de Natal com o grupo Figo Maduro e outro com "Balancé da Cabeça" fazem também parte do programa do evento, que tem como princípio orientador o respeito pelas tradições e pela natureza.

A iniciativa contempla ainda um desfile de moda inspirado no burel (um tecido produzido de forma artesanal na Serra da Estrela), ações de sensibilização para a preservação da floresta e a recuperação de animais selvagens, passeios fotográficos para a descoberta da aldeia e percursos pedestres interpretativos, entre outros.

Será ainda organizado o 2.º Trail da Aldeia Natal, no dia 16, que inclui um percurso de 14 quilómetros que dá a conhecer os socalcos da aldeia de Cabeça e de Casal do Rei.

O projeto "Cabeça, Aldeia Natal" resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia.

A iniciativa integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.


















COMO CHEGAR

Desde o Porto:
Siga pela A1 até ao nó de Albergaria. Saia e entre na A25 no sentido Viseu/Vilar Formoso. Siga até encontrar a saída para Viseu, saia e siga em direcção a Nelas pela N231. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela mesma estrada.

Desde Lisboa:
Siga pela A1 no sentido Norte até ao nó de Coimbra. Saia e entre no IP3 no sentido Viseu. Siga nessa estrada até encontrar a saída para Nelas. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela N231.



Coordenadas Geográficas Aldeia Natal

Latitude: 40°19’11.13″N

Longitude: 7°44’6.49″W

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A Portuguesa Marta Paço, cega de nascença, ganha medalha de bronze no Mundial de surf adaptado





Marta Jordão Paço, atleta do Surf Clube de Viana (SCV), conquistou uma medalha de bronze no ISA World Adptative Surfing Championship, que terminou ontem, na praia de La Jolla, em San Diego, Califórnia.

Esta vianense cega de nascença, além de ter obtido um resultado excelente e de, com 13 anos, ter sido a atleta mais jovem em prova, participou num evento mundial histórico para o surf, no qual foi coroada a primeira campeã mundial na categoria feminina com deficiência visual.

Esta edição do Mundial de Surf Adaptado registou um recorde ao nível de participações: 120 surfistas, incluindo mulheres, de 24 países.

Segundo Fernando Aguerre, presidente da ISA, o surf adaptado e a realização deste campeonato assumem grande importância, pelo “poder de cura” e tem provado ser um impacto positivo na vida daqueles que têm grandes desafios para superar, o que contribui para um mundo melhor.

Foi na abertura oficial do Stance ISA World Adaptive Surf Championship que se institucionalizou o Dia Internacional do Surf Adaptado - a 12 de dezembro - e ainda se decidiu o regresso da ISA ao Japão, em setembro de 2019, para a prova de qualificação dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.
 

PARABÉNS MARTA
PARABÉNS EQUIPA NACIONAL



Fonte: https://www.facebook.com/MartaPacoSurf

domingo, 16 de dezembro de 2018

O Pai Natal mais pequeno do mundo pode ser visitado em Portugal .... é tão pequeno que é preciso recorrer a um microscópio para o ver....



O Pai Natal mais pequeno do Mundo é uma escultura do artista Willar Wigan, o criador das mais pequenas obras de arte da história, de acordo com o Guinness World Records e surge colocado dentro da abertura de uma agulha, por cima de uma árvore de Natal igualmente microscópica. Poderá ser visto, com a ajuda de um microscópio, no Posto de Turismo de Águeda.

O detalhe em forma de Pai Natal é feito de fibra Kevlar, que o artista esculpiu com uma micro escova de aço e uma agulha de acupunctura achatada, coberta de pó de diamante. O resultado é um imaginário invisível que ganha vida ao nos aproximarmos.

Wigan levou aproximadamente seis semanas, com jornadas de trabalho de 18 horas, a construir a nano-escultura do Pai Natal









A nano-escultura pode agora ser vista, pela primeira vez, no Posto de Turismo de Águeda, com a ajuda, claro está, de um microscópio. Willard Wigan esteve presente na cidade para dar a conhecer a peça.

Nas ruas de ​Monsaraz há um presépio em tamanho real



Visitar Monsaraz por estes dias é entrar, também, na gruta de Belém. Na vila medieval há cerca de 50 figuras em tamanho real que dão vida às ruas.


Um trabalho da escultora Teresa Martins que ao longo de décadas tem concebido as figuras que representam a Natividade. São feitas em ferro e rede, cobertas com panos permeabilizados de cores cruas e pintadas em tons pastel, lilases e rosa-velho.








O pastor, os guardas do castelo, os Reis Magos, o almocreve, o oleiro, a lavadeira ou a fiadeira, são figuras com as quais os visitantes se podem cruzar nesta quadra e que rumam na mesma direcção: a do presépio, onde, serenamente, aguardam Maria, José e o Menino.

Os moradores já estão habituados à presença da família de Nazaré. Os visitantes ficam agradavelmente surpreendidos. Muitos regressam ano após ano. São milhares de pessoas que visitam Monsaraz  nesta época do ano.
























Horário:
de 1 de dezembro a 6 de janeiro
Inicio do Evento:01 dezembro
Fim do Evento:06 janeiro
Localização:Monsaraz

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Porto foi eleita a cidade da Europa mais interessante para visitar em 2019




"Andar a pé pelo Porto é como visitar um museu ao ar livre". Este é apenas um dos elogios atribuído à cidade pela Culture Trip, que acaba de eleger a Invicta como o melhor destino europeu para descobrir no próximo ano, classificando-a também como a segunda cidade mais recomendada a nível mundial. A conceituada plataforma de viagens é seguida por mais de 6 milhões de pessoas.


Além deste lugar cimeiro entre as cidades europeias, o Porto posiciona-se como a segunda melhor cidade para visitar em todo o mundo, apenas atrás de Oaxaca City, no México.


Para se chegar à lista que reúne as 12 cidades com maior potencial de atratividade em 2019, foi combinada a opinião de especialistas em viagens com as pesquisas efetuadas através da aplicação da Culture Trip, refere a revista Evasões, que acrescenta que a app "reúne sugestões de destinos, atividades e pontos de interesse ricos em cultura e criatividade".


Com mais de 6,5 milhões de utilizadores no Facebook, aquela plataforma de viagens explica por que a classificação atribuída à cidade é totalmente merecida: "Se 2018 pertenceu a Lisboa, 2019 será todo em volta do Porto".


Indica a Culture Trip que a segunda cidade de Portugal "é um paraíso à beira-rio", cuja descoberta é obrigatória "para quem é obcecado pela gastronomia e design". Fazendo menção ao "esplêndido vinho" que chega da Região Demarcada do Douro, a plataforma propõe também a mandatória visita às caves de Vinho do Porto.


Entre o comércio tradicional e as lojas mais contemporâneas que merecem um olhar atento, explorar a cidade calcorreando as suas ruas é outra das sugestões a ter conta, já que "andar a pé pelo Porto é como visitar um museu ao ar livre, repleto de murais impressionantes e de street art ao virar de cada esquina".


Uma outra plataforma de viagens, a Momondo, elegeu o Porto como o destino mais económico para celebrar a Passagem do Ano, afirmando que "a Avenida dos Aliados é um verdadeiro clássico do réveillon português e são muitas as atividades preparadas para a última noite do ano 2018".


Recentemente, o Porto estreou-se na lista das 100 cidades mais visitadas do mundo. Em apenas um ano a cidade escalou 42 posições.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Os típicos Azulejos Portugueses são um dos 12 tesouros da Europa diz NY Times





Os editores e escritores do New York Times foram convidados a eleger os doze tesouros da Europa, tendo por base os países com características especiais. Entre as doze cidades, Lisboa foi escolhida pelos seus azulejos azuis. No artigo, são feitos largos e rasgados elogios a Portugal e aos portugueses, salientando e tornando evidente o que de melhor há no nosso país.

"Haverá país mais azul que Portugal? O céu azul e o Oceano Atlântico abraçam a terra. O humor azul do fado, a melancolia da música, formam a trilha sonora nacional. E por todo Portugal, os típicos azulejos azuis estão espalhados por igrejas, mosteiros, castelos, palácios, paredes de universidades, parques, estações de comboios, hotéis e fachadas de prédios. O resultado é uma embelezada terra de santos cristãos, episódios bíblicos, reis portugueses, glórias históricas, paisagens, design florais e, acima de tudo, motivos geométricos. (...) Simples e pequenos azulejos decorativos custam desde 20€, do século XVIII, e 8€ para azulejos do século XIX. Prepare-se para pagar 50€, ou mais, por azulejos do século XVII e no mínimo 100€ do século XVI. Um nome marcante é Rafael Bordalo Pinheiro, um celebre ilustrador e cerâmico do século XIX cujo trabalho tem sido colecionado pelo British Museum."

Para além de Lisboa ter sido considerada um tesouro da Europa pelos seus azulejos azuis, mais 11 cidades foram distinguidas: Berlim – Arte de Rua; Bruxelas – Chocolate; Budapeste – Paprika; Copenhaga – Design; Florença – Seda; Istambul – Incenso; Londres – Chapéus; Madrid – Guitarras; Paris – Chapéus de chuva; Praga – Brinquedos; Sarajevo – Café.


quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

O sinal de trânsito mais antigo do mundo esta em Lisboa tem 350 anos




Trata-se do sinal de trânsito  na Rua do Salvador, n.º 26, em Alfama. É uma placa que data de 1686 mandada afixar por D. Pedro II para orientar os coches e carroças que passavam por esta rua estreita.



Diz assim:



ANO DE 1686

SUA MAJESTADE ORDENA

QUE OS COCHES, SEGES

E LITEIRAS QUE

VIEREM DA PORTARIA

DO SALVADOR RECUEM

PARA A MESMA PARTE



Ou seja, quem viesse de cima perdia a prioridade em relação a quem subisse.

Esta rua, que foi muito importante há quatro séculos, quando ligava as portas do Castelo de São Jorge à Baixa, hoje em dia é uma pequena travessa cheia de prédios arruinados entre a Rua das Escolas Gerais e a Rua de São Tomé. A meio da pequena subida há um edifício fora do alinhamento dos restantes que a estrangula. No tempo de D. Pedro II este estreitamento era causa de muitas discórdias entre quem subia ou descia a rua. Se dois se encontrassem a meio, nenhum queria ceder a passagem uma vez que era tarefa difícil fazer recuar os animais. Consta que chegou mesmo a haver lutas e duelos, com feridos e mortos.

Para evitar a discórdia, foi publicado então um édito real estabelecendo a prioridade a respeitar em tal situação.

Sagres no Top 10 Mundial das Melhores Vistas de Mar






A terra onde o Infante D. Henrique preparou os portugueses para os Descobrimentos foi eleita, pelo site oficial da National Geographic, como um dos dez locais do mundo com a vista oceânica mais bonita. A terra onde o Infante D. Henrique preparou marinheiros e cartógrafos para os Descobrimentos foi eleita, pelo site oficial da National Geographic, como um dos dez locais do mundo com a vista oceânica mais bonita.
A baía de Sagres ocupa o 8º lugar desta lista da National Geographic que destaca os melhores destinos com vista para o oceano “onde a terra e o mar se fundem”. O ranking foi elaborado a partir do livro “Secret Journeys of a Lifetime”, editado pela revista.

“Combinando um misto de aventura com um passado histórico romântico, poucas paisagens ultrapassam a beleza de Sagres, a ponta mais ocidental do sul da Europa”, diz a National Geographic no texto que acompanha o seu Top 10.


A revista resume ainda a história da vila onde, no século XV, “o Infante D. Henrique fundou a sua escola de navegação para treinar marinheiros e cartógrafos que o acompanharam na sua aventura de expandir as fronteiras do mundo”.

Desta lista de paisagens oceânicas recomendadas pela National Geographic constam ainda, por ordem de classificação: Mirador Escénico, San Carlos, México (1.º), Kalaupapa, Molokai, Hawaii (2.º), Cabo Leeuwin, Austrália (3.º), Sur to Aija, Omã (4.º), Látrabjarg, Islândia (5.º), St. John's Head, Hoy, Orkneys, Escócia (6.º), Son Marroig, Maiorca, Espanha (7.º), Baía de Sagres, Portugal (8.º), Dun Aengus, Ilhas Aran, Irlanda (9.º) e Coast Road, Saara Ocidental (10.º).

















Foto: daqui

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A magia do Natal em Águeda (Veja a galeria de fotos)



Além da presença do Maior Pai Natal do Mundo a baixa da cidade de Águeda está engalanada para a época natalícia.

O Largo 1.º de Maio será o centro da maioria das novidades. A Câmara Municipal de Águeda decidiu dar uma roupagem natalícia diferente aos anos anteriores. Junto ao Rio de Águeda, poderá deslizar numa pista de gelo ecológica, caminhar num bosque de árvores luminosas, ver as novidades do mercadinho de Natal e assistir a concertos aos fins de semana.




















Fonte: Jorge Almeida