Pages

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Júpiter e Saturno voltam a "encontrar-se" 800 anos depois. E vamos poder vê-los...

 



Um alinhamento quase perfeito entre os dois maiores planetas do sistema solar, que não é observado há cerca de 800 anos, será visível na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro.

“Júpiter e Saturno estarão separados por apenas 1/5 do diâmetro duma Lua Cheia. Um alinhamento tão preciso destes planetas, em condições de boa visibilidade, não ocorre desde 1226”, explica João Lima, docente do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O fenómeno em causa trata-se de uma conjunção planetária, uma vez que se dá o cruzamento entre pelo menos dois planetas. “As conjunções ou alinhamentos entre os dois maiores planetas do sistema solar são chamadas Grandes Conjunções e ocorrem de 20 em 20 anos, aproximadamente. Alguns destes alinhamentos são mais “precisos” do que outros”, esclarece o também investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Este “encontro” raro entre os dois Gigantes do nossos sistema solar adquire um significado maior nesta altura do ano, já que diversos cientistas defendem que a ‘Estrela de Belém’ — que teria guiado os 3 reis magos — se tenha tratado de um fenómeno semelhante.


E como podemos assistir?

João Lima aconselha a observação com a ajuda de uns binóculos ou mesmo de um telescópio para ser “possível separar as imagens dos dois planetas”. “Tudo isto, claro, se o céu estiver limpo”, salvaguarda. E acrescenta: “O facto dos planetas estarem muito perto do Horizonte (pouco antes de se porem, também) dificultará a observação, sobretudo num local com poluição luminosa”.

O docente explica também que o “fenómeno será visível cerca de 45 minutos depois do Sol se pôr, na direção Sudoeste.”

De acordo com a NASA, quem deixar escapar esta oportunidade só terá oportunidade de ver uma conjunção destes dois planetas daqui a 60 anos.

 

Fonte: Universidade do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário