domingo, 12 de janeiro de 2020

Quando o Douro encontra a Serra conhecemos Mêda


Por terras de Mêda encontram-se castelos e ruínas, casas brasonadas, pelourinhos, fragas e fontes com história, sendo que Marialva é o epicentro da distinção do concelho, uma vez que é uma das Aldeias Históricas de Portugal.


Em termos paisagísticos distinguem-se os panoramas que se podem contemplar dos miradouros de Santa Bárbara, na Coriscada, e de Paipenela, do Castelo de Marialva, da Barragem de Ranhados e da Torre do Relógio de Mêda.




 A Natureza em estado puro que envolve o concelho de Mêda, confere-lhe desde sempre uma áurea de magnificência que encantou gerações de povos e credos. Por estas paragens, entre montes de granito e vegetação espontânea, resplandecem três magníficos castelos, o de Ranhados, o de Longroiva e o de Marialva, este último com quatro torres. Testemunhos incontornáveis da importância histórica destas terras nas lutas e batalhas da Idade Média.


 Gente de trabalho, de festa e de mil ofícios, os habitantes de Meda e das belas aldeias circundantes perpetuaram nos séculos, antigos utensílios e deliciosos sabores artesanais da gastronomia beirã que não se esquecem de confeccionar em dias de romaria dos seus santos e padroeiros.



 Como chegar:


Trajecto de comboio e autocarro

O concelho de Mêda é servido por duas importantes vias ferroviárias: a partir da estação de S. Bento (Porto), a linha do Douro, através das estações de Freixo de Numão e Pocinho; e pela linha internacional da Beira Alta, através das estações de Celorico da Beira e Vila Franca das Naves.
Assinale-se, ainda, a rede de camionagem da Rede Expressos efetua paragens no concelho, com transportes regulares para todo o país.
  • Consultar aqui os horários de comboio para os destinos Pocinho; Vila Franca das Naves ou Celorico da Beira
  • Consultar aqui os horários dos autocarros (paragem no Rabaçal) da Rede Expressos e da Santos Viagens e Turismo

Trajecto de automóvel

Desde Coimbra  
IC2 até à confluência com o IP3. Tome este itinerário até Nelas e apanhe a A25 até Celorico da Beira. Prossiga pelo IP2 até Marialva e depois pela EN 324 até à Mêda.
Desde Guarda A25 até Celorico da Beira, prosseguindo pelo IP2 até Marialva e depois a EN 324 até à Mêda.
Desde Lisboa
A1 até à ligação com a A23. Entre na A23 e siga na direção da Guarda. Uma vez chegado à Guarda entre na A25 e siga até Celorico da Beira. Seguidamente, apanhe o IP2 até Marialva e a partir daí a EN 324 até à Mêda.
Desde PortoA1 até Albergaria, tome a A25 até Celorico da Beira. Seguidamente o IP2 até Marialva e depois a EN 324 até à Mêda.
Desde SalamancaA partir da fronteira de Vilar Formoso, tome a A25 até Celorico da Beira. Aí, apanhe o IP2 até Marialva e posteriormente a EN 324 até à Mêda.

Sem comentários:

Enviar um comentário