domingo, 22 de julho de 2018

Os chefs do mundo inteiro elegem o Peixe Português como o melhor do mundo



Por todo o planeta, o peixe capturado em Portugal é considerado um produto da mais alta qualidade.

A baixa salinidade e os 300 dias de sol por ano fazem das nossas águas as mais ricas em plâncton. Que “em conjunto com o carinho dos nossos pescadores”, fazem o peixe português tão famoso. O melhor do Mundo, que chega aos melhores chefs do mundo em 24 horas, especialmente para os restaurantes de estrela Michelin”

Os portugueses são especialistas em cozinhar peixe e marisco como poucos, oferecendo assim um produto de ainda maior qualidade, apreciado por pessoas de todo o Mundo.





 A história e a localização de Portugal, liga-nos ao mar e às artes da pesca. A importância da pesca como actividade económica ao longo dos tempos é inquestionável, manifestando-se por exemplo na cunhagem de moedas com motivos alusivos à pesca. A nossa longa tradição de apreciadores de pescado leva a que os actuais consumos per capita rondem os 60 kg e sejam os mais elevados da União Europeia, perspectivando-se um aumento da procura face à crescente informação sobre os benefícios dos produtos da pesca e aquacultura para a saúde e para o bem estar em geral. Também a tradição de gerações, que combinam na culinária o uso dos mais variados condimentos, têm contribuido para grande variedade de sabores que potenciam o prazer gastronómico do consumo de variadas espécies de pescado.










Há muitas razões para consumir pescado, é um alimento de fácil digestibilidade, o que o torna adequado a todos os escalões etários, tendo baixos níveis de colesterol. As proteínas têm todos os aminoácidos essenciais, sendo de realçar os níveis de lisina (necesaria ao crescimento infantil), é rico em vitamina A (essencial à visão, saúde da pele e tecidos), vitamina D (fundamental na absorção do cálcio e do fósforo) e vitamina E (efeito antioxidante). Distinguem-se ainda de outros alimentos pela exclusividadede de uma gordura muito saudável devido à presença de ácidos gordos polinsaturados do tipo ómega 3 de cadeia longa, de que se destaca o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o docosahexaenóico (DHA) que, para além da sua importância nutricional, são também muito benéficos na prevenção da doença cardiovascular, doenças neurodegenerativas, artrite reumatóide, controlo da hipertensão e tratamento de algumas formas de cancro, entre outros. Alguns autores sustentam mesmo que o desenvolvimento do cérebro humano e a diferenciação de outros primatas só foi possível graças ao consumo de pescado.

Saudável e saboroso o pescado tem vindo a conquistar um lugar de topo numa escala de elevada reputação gastronómica.
(Instituto Português de Cardiologia)

25 comentários:

  1. Se o dizem, é porque é mesmo. Alguém tem dúvidas?

    ResponderEliminar
  2. E quem pode confirmar esta informacao? Que entidade isenta o pode confirmr?a

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um gajo igual ao teu Nickname mas mais sábio

      Eliminar
    2. Eu!sou Português e adoro peixe. 49 anos a comer peixe, acho que sou um bom indicador da qualidade do nosso pescado.

      Eliminar
    3. Só vem confirmar aquilo quecse sabia à muito tempo!...

      Eliminar
    4. Só uma info :nós não criamos salmão!!! Vem normalmente da Noruega e até do Chile!!!!

      Eliminar
  3. Adoro ter o peixe como minha alimentação, além de ser muito saudável,fácil de confeccionar.

    ResponderEliminar
  4. Dourada e Robalo vêm da Grécia
    Bacalhau vem da Noruega
    Salmão vem da Noruega
    Sardinha vem de Marrocos
    Garoupa, pargo vêm do Atlântico Noroeste
    Que peixe é pescado em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sargo pargo, cantaril, besugi, robalo, cavala etcetc

      Eliminar
    2. Percebe muito de peixes, kkk no mundo todo só existem esses, pelos vistos. Temos do melhor salmão, pescada, dourada, robalo, garoupa, pargo, cantaril, besugo, salmonete,etc,etc, cavala e claro a nossa sardinha, que ninguem a bate de certeza.

      Eliminar
    3. isso deve de ser na terra onde vives :)

      Eliminar
    4. Sargo, Tamboril, Sardinha Portuguesa, Choupa, Carapau, Pescada, Besugo, Ruivo, Cação, Peixe Galo (ou Alfaquique, como se diz em Peniche), Salmonete, Salema, Dourada (Selvagem), Tainha de Mar, Goraz, Linguado, quer mais?!

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Se for à praia de manhã cedo como por exemplo a Nazaré, Sesimbra, Setúbal etc, quando os pescadores trazem o peixe ainda a saltar, pode ser que perceba que há muito peixe que se apanha no Atlântico e ao longo da costa litoral. Nem todo o peixe vem de fora...o Atlântico e enorme...

      Eliminar
    7. Robalo e dourada vem da Grécia?
      Vem os de aquicultura, e nem todo.

      Eliminar
    8. O que você e eu comemos,porque não temos capacidade de compra, mas a alta gastronomia tem e compra.O texto diz:restaurantes com estrelas michelan.

      Eliminar
  5. The ones that live there.😳😵😙😙

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Primos de Bauru aqui vai o meu Bacalhau!!!!

    ResponderEliminar
  8. Estou mesmo agora a comer uma massinha de peixe feita no vinho branco.
    Mas esses chefes disseram alguma coisa que todos os portugueses não soubessem já

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Que orgulho eu sinto em ser Português
    Eu não tenho dúvida que o nosso País e o melhor do mundo a nossa gente. E tudo o que nos envolve, porque tudo o que temos e amor e o que fazemos e com amor e por amor a pátria mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade gosto muito de Portugal , vou sempre pra ficar com a minha família , Já morei em Santa Maria da Feira quando em criança
      Agora vou sempre pra Lisboa Cascais, Portugal minha saudade !!

      Eliminar
  11. Deixem de discutir o sexo dos anjos .se visitarem a praça de setubal .podem ver de onde vem o peixe.e outras pelo país inteiro.basta ir na lota

    ResponderEliminar