segunda-feira, 4 de junho de 2018

Ilha da Culatra (Algarve) - Um local único, banhado por um mar azul cristalino.







A beleza da sua paisagem, combina com a vegetação natural que se pode observar em toda a extensão da ilha.

Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira que separam o mar da Ria. Não se encontram aqui veículos motorizados, reinando a paz e tranquilidade num ambiente propício a quem pretende descansar num areal espaçoso, banhado por um mar calmo. As suas águas transparentes proporcionam uma visibilidade de cerca de 15 metros, ideal para os praticantes de mergulho.

Na Culatra, antiga povoação piscatória, encontram-se alguns restaurantes especializados no famoso arroz de lingueirão ou na caldeirada, que mistura as muitas variedades de peixe que aqui abundam.


A zona ocidental da ilha, também é conhecida como Ilha do Farol. O farol que guia os barcos dá o nome à Praia do Farol. O acesso à ilha é de barco de Faro (apenas durante a época de Verão) e Olhão (durante todo o ano) e tem infra-estruturas básicas. A pequena povoação na ilha consiste de casas de pescadores e alojamento para férias, virados para a ria.

Mais para leste na Ilha da Culatra encontra-se a Praia dos Hangares, o nome provém dos antigos hangares lá existentes para os aviões da Marinha, dos quais ainda se vêm vestígios. Na praia virada para a ria encontra-se outra pequena povoação de casas de pescadores, hoje em dia também usadas para férias.






















23 comentários:

  1. Someday I'd like to see it in person...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Adorooooooooooooooo .....Um "Paraíso"

    ResponderEliminar
  5. Just a few of the savoury assets that make up Portugal

    ResponderEliminar
  6. Estive lá há duas semanas e é mesmo um paraíso!A melhor praia do Algarve, sem dúvida

    ResponderEliminar
  7. Um lugar maravilhoso, com pessoas excelentes . .. Adorei 😍😍😍

    ResponderEliminar
  8. Um lugar fantástico, de beleza natural ímpar! !!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Uma maravilha...só é pena estar tão mal servida de transportes...comparativamente com a Ilha da Armona, a nossa Ilha da Culatra é o "parente pobre"...menos carreiras fluviais e muito espaçadas, servidas por, excepto um que é novo, barcos obsoletos e horários pouco condizentes, em especial no verão. É urgente rever a politica do transporte fluvial para a Culatra e Farol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento existem muitas alternativas aos chamados barcos da carreira!!!

      Eliminar
  11. Saudades dessa gente boa.A anos atraz estive responsavel pela montagem dos apoios de pescas.

    ResponderEliminar
  12. Todo Portugal es un país maravilloso, poblaado de personas encantadoras. "Quem nunca viu Lisboa, nunca viu coisa boa” este proverbio que es muy cierto se pudiera decir también "Quien nunca vió Portugal, nunca vio cosa buena"

    ResponderEliminar
  13. O verdadeiro paraíso! Dele guardo recordações para a vida. É um lugar para visitar sempre e sair de lá com as energias renovadas!

    ResponderEliminar