quinta-feira, 19 de abril de 2018

Nas Salinas de Rio Maior há sal sem mar. As Salinas de Rio Maior são as únicas salinas de interior em Portugal






O milagre do sal nas salinas de Rio Maior

No sopé da Serra de Candeeiros, 100 metros acima do nível do mar e a mais de 30 quilómetros da costa, as Marinhas de Sal de Rio Maior são um dos símbolos do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Em funcionamento desde 1177, quando o terreno foi adquirido pela Ordem dos Templários, estas salinas naturais, únicas em Portugal, têm origem numa extensa e profunda mina de sal-gema, atravessada por uma corrente subterrânea que alimenta um poço de onde se extrai a água, «sete vezes mais salgada que a do Oceano Atlântico»

 





As Salinas de Rio Maior situam-se a cerca de 3 km do centro da cidade Classificadas como Imóvel de Interesse Público desde Dezembro de 1997, estas são as únicas Salinas interiores existentes em Portugal, e as únicas que se encontram em pleno funcionamento na Europa. A primeira referência à sua existência data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a Pré-história.

Rodeadas de vinhas e terras de cultivo são consideradas como uma maravilha da natureza, uma vez que o oceano fica a 30 km. O sal é vestígio da presença do mar em épocas remotas. A água, cerca de sete vezes mais salgada que a água do mar, provém de um poço, após passar por uma jazida de sal-gema.














Casas de Madeira


Antigos armazéns de sal. Hoje, em grande parte, transformadas em casas de comércio uma vez que a maior parte do sal passou a ser guardada nos armazéns da cooperativa. A madeira foi o material escolhido de forma a evitar a corrosão do sal. Os suportes laterais exteriores são troncos de oliveira.








 Fechaduras de Madeira 

Fechadura e chave das casas de madeira. A chave é o acessório de menores dimensões, que apresenta um orifício na ponta. A chave é colocada com os dentes para cima. Ao pressionar a chave para cima, são puxados os “piqueletes” que soltam a tranca, permitindo a abertura da porta. Não existem duas chaves iguais.


  


Dirija-se ao Posto de Turismo das Salinas para informações, mapas e visitas guiadas.
Como Chegar:
Latitude‎ +39° 21' 52.57, Longitude -8° 56' 40.62

4 comentários:

  1. As salinas de Rio Maior, são as únicas a funcionar, mas não são únicas. Em Leiria também há salinas, mas desactivadas.

    ResponderEliminar
  2. Já visitei e acho muito bonito e elucidativo de como se extrai o sal

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito várias vezes aí passei ,parece uma cidade faroeste

    ResponderEliminar
  4. Já visitei e fiquei encantada. Desejo que este património riquíssimo e único seja respeitado e devidamente preservado.

    ResponderEliminar