sábado, 28 de julho de 2018

Grutas de Alvados







De menor dimensão do que as Grutas de Mira de Aire, as Grutas de Alvados mantém uma singularidade que as diferencia. A sua apresentação, mais natural e harmoniosa, mostra aos seus visitantes galerias ricas e lagos naturais de beleza única.

Mas é o seu percurso em forma de corredor e os contínuos “algares” de altura invulgar que a compõem, que levam os especialistas, e o público em geral, a considerar esta gruta como uma das mais características da península ibérica.

As grutas têm um comprimento visitável de 350 metros, a sua largura máxima entre salas é de cerca de 40 metros, com uma altura interior que chega aos 95 metros.

Como em qualquer outra gruta de características similares, a sua ventilação natural mantém, durante todo o ano, o interior da gruta a uma temperatura estável entre os 16 e os 18 graus centígrados.








História

As Grutas de Alvados são constituídas por duas partes, tradicionalmente denominadas por “gruta velha” e “gruta nova”.

A “gruta velha” é conhecida há cerca de quatrocentos anos e era frequentemente utilizada pelos pastores locais que aí se abrigavam das intempéries.

A “grutas nova”, que constitui as Grutas de Alvados propriamente ditas, foram descobertas em 1964 por um grupo de trabalhadores das pedreiras da Serra dos Candeeiros. A descoberta deu-se por acaso, quando o grupo de trabalhadores se interrogou ao ouvir o cair das pedras num algar que lhes pareceu, desde logo, ser profundo.

Neste sentido, preparou-se uma primeira descida às grutas com cordas e lanternas. Deslumbrados com o que encontraram, rapidamente se espalhou a notícia da descoberta.

Nos dois anos que se seguiram foram abertos túneis e construídas escadas que permitiram conhecer e explorar mais facilmente a gruta.

As grutas de Alvados são compostas por uma sucessão de salas, de estalagmites e estalactites, colunas e lagos ligadas entre si.

Mais tarde, no sentido de dar a conhecer a todos aqueles que quisessem ver a singularidade deste monumento natural, as grutas abriram ao público.














Morada e contactos:

Grutas de Alvados
2480-034 Alvados - Portugal
Tel: +351 244 441 274
Fax: +351 244 449 430
E-mail: geral@grutasalvados.com
Site: www.grutasalvados.com

Horário de Funcionamento: setembro - junho: 10h00 às 17h00 - Encerra à Segunda-feira | julho - agosto: 10h00 às 18h30 - Aberto todos os dias

Coordenadas GPS: 39° 32' 22" N | 08° 45' 08" W









Sem comentários:

Enviar um comentário