sábado, 10 de novembro de 2018

Festival Internacional Balões de Ar Quente volta a colorir os céus do Alentejo





Festival Internacional Balões de Ar Quente volta a colorir os céus do Alentejo, entre os dias 5 e 11 de novembro. Este ano, a cerimónia de abertura era para ter sido feita, no sábado, dia 3, em Lisboa, na Praça do Império, em Belém. O arranque do Festival Internacional Balões de Ar Quente, que estava previsto para esse dia, foi adiado para 17 de novembro, devido às condições meteorológicas adversas. O programa de atividades, com entrada livre, mantém-se e pode ser consultado no Facebook do organizador, a Publibalão. Entre as provas de vinhos e petiscos tradicionais, não vão faltar espetáculos de luz e música... e claro, muitas viagens de balões de ar quente!

O evento,em Lisboa, começa às 18h00, no sábado, dia 17 de novembro, com a possibilidade de embarcar num voo cativo gratuitamente. Nesta modalidade, o balão mantém-se preso ao chão por um cabo e apenas sobe e desce. Condições meteorológicas à parte, está previsto que se realizem voos cativos até às 22h00.

Depois, prepare-se para o Night Glow, um espetáculo noturno que é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente. Os pilotos preparam os balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas, segundo um ritmo específico, criam um espetáculo visual muito especial que conjuga luz, cor e música. Prevê-se que o Night Glow tenha a duração de cerca de duas horas.

Esta iniciativa, em Lisboa, conta ainda com um balão insuflado de ar frio, ideal para uma sessão fotográfica sozinho ou acompanhado. No jardim da Praça do Império ainda marcam presença os produtores de vinhos Adega Cooperativa Vidigueira, Palmerim D' Inglaterra, Quinta Vale do Cesto, Best Wine Team, 100 Hectares, Folha do Meio, Duvalley, Quinta do Serrado, Picos do Couto, Herdade Fonte Paredes, Casa de Vilacetinho, com expositores de néctares e diversas provas.

Apesar desta alteração, o Festival começa, segunda-feira, dia 5, em terras alentejanas, e prolonga-se até 11 de novembro. Em Benavila, Campo Maior, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor vai ter a oportunidade de realizar um voo livre (€50), com duração de cerca de uma hora. Consulte as datas e os respetivos locais dos voos na página do Festival Internacional Balões de Ar Quente. Os voos cativos vão continuar disponíveis gratuitamente em todos os dias do festival, nos diversos locais de partida dos voos livres.

Note-se que as iniciativas do Festival de Balões de Ar Quente dependem sempre de condições meteorológicas favoráveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário