As Festas do Povo consistem na ornamentação das ruas de Campo Maior, maioritariamente no Centro Histórico. Para o enfeite das ruas são usadas flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos artesanalmente pela população. Este evento tradicional único já alcançou elevada notoriedade, tanto a nível nacional, como internacional. Sendo estas festas são sobejamente conhecidas, também, como Festas dos Artistas ou Festas das Flores.
Esta celebração, por tradição, só acontece quando o povo assim o desejar, dado que a realização da mesma depende maioritariamente do voluntariado e da força de vontade dos habitantes de Campo Maior – Campomaiorenses. A preparação das festas é realizada autonomamente por cada rua, sendo mantido em segredo o trabalho desenvolvido em cada uma delas. Mesmo para amigos e familiares dos moradores, os enfeites só são dados a conhecer na noite da “enramação” – a noite em que se enfeitam as ruas.
A diversidade encontrada nas ruas “enramadas” é surpreendente, de beleza inigualável. É sem dúvida de vangloriar e enaltecer um trabalho que demora em média sete meses a ser realizado, para numa única noite ser aplicado a cada rua, correspondentemente. Na manhã que marca o início de mais uma edição das Festas, a vila raiana acorda transformada num autêntico jardim em flor.
A origem destas festas tem por base o culto a S. João Baptista, constituído padroeiro de Campo Maior desde o século XVI. Começando a tradição de decorar as ruas no ano 1909. Este é o ano que marca o início das Festas do Povo.
A realização desta celebração contou sempre com grande irregularidade, quer por questões políticas, quer por meros caprichos da fortuna.
As comemorações em honra do Precursor de Cristo começaram-se a realizar no século XVIII. Tendo por base o agradecimento ao santo ter protegido e salvo Campo Maior nas aflições de um cerco por tropas invasoras, na eminência de invasão e assalto à povoação, em contexto da Guerra de Sucessão de Espanha.
Tal como acontece com outros factos e acontecimentos históricos, as Festas do Povo de Campo Maior têm sido explicadas de diversas formas, contando sempre com alguma fantasia. Admite-se então que as Festas teriam nascido numa determinada rua da vila, a Rua Nova, e ligadas à actividade de um grupo das gentes da mesma – os contrabandistas. Embora nenhum documento ou facto conhecido possa confirmar semelhante afirmação, toma-se como dado adquirido que o contrabando foi sempre uma actividade importante em Campo Maior, natural das povoações na cercania com Espanha.
Como facto comprovado, os contrabandistas, em anos prósperos, tinham por hábito festejar, procedendo à organização de um desfile e um arraial em honra de S. João Baptista (São Joãozinho), que assumiam como protector da sua arriscada actividade.
Fonte: daqui
Maravilhoso esta festa em Campo Maior <3
ResponderEliminarQue espetáculo!!!
ResponderEliminarMagnificas festas de Campo Maior...
ResponderEliminarEstive nesta bela festa, em 1998... Ficamos todos maravilhados.
ResponderEliminarQuando se realiza?è fácil alojamento?
Eliminarjá vi muita coisa mas nunca vi nada semelhante! é fantástico, recomendo.
EliminarEstive la com um grupo de 50 pessoas em 2015 e lindo de ver
ResponderEliminarEste ano vai haver ? Se sim em que data, pois nestes últimos anoa tenho ido, gostava de saber para me programar.
ResponderEliminarA onde fica Campo Maior ???ha muitos anos que esotu no estrangeiro. Tenho uma pequena ideia e, perto de Lisboa?? e em que datas fiquei maravilhada so com as fotos que encanto.
ResponderEliminarPara lá de Elvas
EliminarMARAVILHOSA ESTA GENTE ESTA DE PARABENS
ResponderEliminarAmei
ResponderEliminarUm dia vou ver de perto.