sábado, 1 de agosto de 2020

A Capela mais bonita e espectacular da Europa fica a 20 minutos do Porto


Na vila costeira de Miramar, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, fica uma pequena capela, construída no topo de uma rocha, virada de costas para o mar. Pequena, mas monumental, frágil, mas forte, irreal e contudo verdadeira, assim é a bela Capela do Senhor da Pedra.



Observando de longe, parece que o Atlântico a vai engolir na primeira noite de tempestade, mas três séculos já se passaram desde a sua construção, e ela continua aqui, firme. Talvez seja por causa da rocha sobre a qual está assente - um local de culto há mais de dois mil anos.

Como pode atestar a inscrição no mosaico de azulejos emoldurado na entrada da capela, originalmente, a pedra gigante abrigava um templo pagão, possivelmente celta. Quando o cristianismo chegou a Portugal, foram feitos esforços para cristianizar o território e libertá-lo das suas raízes pagãs. O local onde hoje fica a Capela do Senhor da Pedra foi então escolhido para "recuperar" a terra dos hereges, mas apesar da conversão à fé cristã, cerimónias secretas ligadas ao culto pagão ainda hoje ocorrem em noites de lua cheia. Dizem que é comum encontrar velas derretidas deixadas pelos adoradores neo-pagãos nas rochas e na areia ao lado da capela, mas eu não vi nenhuma.



A importância que a romaria ao Senhor da Pedra teve no passado é testemunhada pela existência, num raio de muitos quilómetros em redor, de cantigas de romaria que lhe são dedicadas. Há cantigas ao Senhor da Pedra em localidades como Cinfães e Paredes, entre muitas outras. Quer isto dizer que acorriam às festas do Senhor da Pedra romeiros vindos de muito longe.

A crença no Senhor da Pedra pode ter tido origem na antiga adoração pagã, mas o povo criou histórias e lendas para explicar a construção da capela e a importância da rocha que a suporta.



Como chegar:

A Capela do Senhor da Pedra fica a 20 minutos de comboio do Porto.   Você deverá descer na Estação de Miramar e andar aproximadamente  10 minutos até a praia de Miramar  (sinalizada) onde se encontra a Capela do Senhor da Pedra.

1 comentário: