sábado, 24 de junho de 2017

Castelo de Bragança



O Castelo de Bragança fica situado na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança.

É aí, em Trás-os-Montes, no extremo nordeste de Portugal e à margem do rio Fervença, que se encontra este que é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses.

Do alto dos seus muros podem ser avistadas a serra de Montesinho, a serra de Sanabria, a serra de Rebordões e a serra de Nogueira.

Da grandeza e imponente perfil do medieval Castelo de Bragança é testemunha a sua magnífica cidadela. A primeira cerca de muralhas é transposta, sob a vigilância silenciosa dos dois torreões que se encontram junto à Porta de Santo António.

O acesso à povoação antiga é feito pela ogival Porta da Vila. As muralhas são reforçadas por cubelos e torres, destacando-se a bela “Torre da Princesa”.

No interior da praça de armas podem ser vistas as adaptações dos acessos e plataformas para a introdução da artilharia moderna.

Mais a sul desenvolvem-se os altos panos da segunda muralha, que se encontra encimada por largos merlões e adarves, além de variadas aberturas para as peças de artilharia.

Já no último reduto, é de destacar a magnífica Torre de Menagem, bem proporcionada e harmoniosamente concebida.

A arte militar gótica fez com que fosse dotada de importantes sistemas defensivos, tais como ameias com seteiras cruzetadas, balcões com mata-cães e cubelos angulares misulados.

No interior podem se observar salas cobertas por abóbadas de aresta reforçadas por arcos torais, prisão e cisterna.

Os surpreendentes espaços internos do Castelo de Bragança foram reorganizados e convertidos, desde 1936, em museu militar da região.


GPS
N 41º 48' 14,62'' ,W 6º 44' 58,01

Sem comentários:

Enviar um comentário