domingo, 25 de junho de 2017

Mosteiro dos Jerónimos


Foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal

Obra-prima da arquitetura portuguesa do século XVI, está classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO (1983). O Mosteiro dos Jerónimos situa-se numa das zonas mais qualificadas de Lisboa, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo, local de onde partiram as naus e caravelas no tempo das Descobertas que viriam a dar “novos mundos ao mundo”. Na imponente fachada do Mosteiro, que se prolonga por cerca de trezentos metros, ergue-se o Portal Sul da Igreja, ricamente decorado, onde se destacam as imagens do Santo Patrono de Portugal, Arcanjo S. Miguel (ao cimo) e a imagem de Santa Maria de Belém, ou Nossa Senhora dos Reis (ao centro).







Ligado simbolicamente aos mais importantes momentos da memória nacional, o Mosteiro dos Jerónimos (ou Real Mosteiro de Santa Maria de Belém) foi fundado pelo rei D. Manuel I no início do século XVI. As obras iniciaram-se justamente no virar do século, lançando-se a primeira pedra na data simbólica de 6 de Janeiro (dia de Reis) de 1501 ou 1502. Doado aos monges Jerónimos, que aqui permaneceram até ao segundo quartel do século XIX, o Mosteiro dos Jerónimos é um verdadeiro
“cântico” ao estilo manuelino pela profusão de elementos religiosos, náuticos e régios eternizados na pedra. O conjunto monástico conserva, ainda hoje, além da igreja manuelina, grande parte  das magníficas dependências conventuais que contribuíram para a sua fama internacional, incluindo o Claustro quinhentista, o antigo Refeitório dos monges e a sala da Antiga Livraria.









A Igreja de Santa Maria de Belém é aberta ao público e o acesso pode ser feito por uma entrada a direita logo que se passa pela porta-sul (de frente para o rio Tejo). No entanto é possível ainda conhecer o claustro e outras dependências do mosteiro numa visita que é paga mas vale muito a pena. O local abriga os túmulos de Vasco da Gama, Luís Vaz Camões, Alexandre Herculano, Fernando Pessoa, entre outros.



O Mosteiro é considerado patrimônio mundial pela UNESCO desde 1983






Endereço:
Praça do Império 1400-206 Lisboa
GPS:
Lat: 38,697890839496225 Long: -9,206703901290894

E-mail:
geral@mjeronimos.dgpc.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário