sábado, 15 de julho de 2017

Praia da Amoreira - Com uma paisagem arrebatadora (desconhecida da maioria) podemos tomar banho de água doce e salgada na da foz da ribeira de Aljezur e no oceano




Próxima da vila de Aljezur, a Praia da Amoreira beneficia de duas realidades: a praia marítima propriamente dita e a foz da ribeira de Aljezur. Desta confluência resulta um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural. Com a baixa-mar a paisagem é arrebatadora, pondo a descoberto formações rochosas e extensas lagoas no areal. Na continuidade do vasto areal, para o interior, observa-se um extenso campo dunar, que localmente é conhecido pelos “medos da Amoreira”, evoluindo depois para um habitat de sapal. Duas visões imponentes marcam a paisagem: no limite norte, a arriba talhada em xisto e grauvaques apresenta uma forma curiosa, lembrando um gigante deitado sobre o mar; a sul, na encosta verdejante do vale, afloram impressionantes formações rochosas, vestígios duma antiga duna, agora fossilizada. A ponta sul desta praia é ainda um local privilegiado para a pesca à linha, localmente conhecida pela rocha do “treme-treme”.Na zona ocorrem diversas espécies de flora de elevado valor, como é o caso do endemismo lusitano Biscutella vicentina, e habitats prioritários para conservação da natureza, como as dunas fixas com vegetação herbácea (“dunas cinzentas”), dunas litorais com Juniperus spp., dunas fixas descalcificadas atlânticas (Calluno-Ullicetea) e dunas com florestas de Pinus pineae ou Pinus pinaster.

COMO CHEGAR: Junto ao Complexo Desportivo de Aljezur encontra um desvio com a indicação para a Praia da Amoreira. Ao longo de 7 km de caminho alcatroado acompanha-o uma paisagem idílica: o Vale D. Sancho, a ribeira de Aljezur, flora com espécies endógenas, campos de pastagem de gado bovino.

GALARDÕES: Bandeira Azul

COORDENADAS GPS: 37°21'6.80"N 8°50'40.37"W.

ACESSO: Fácil (escadas e passadiço em madeira).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇO DE APOIO: Restaurante/bar, apoio recreativo, telefone, parque de estacionamento.

PRAIA VIGIADA: Sim (durante a época balnear)

Fonte original todos os direitos reservados a: cm-aljezur

2 comentários: