terça-feira, 11 de julho de 2017

Praia de Odeceixe classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal


KIRA HELD


Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.

GALARDÕES: Bandeira Azul (Odeceixe-Mar).




Javier Habladorcito



COMO CHEGAR: Para quem vem do Norte pela EN120 (Odemira-Aljezur), logo à saída da ponte sobre a ribeira de Seixe e já do lado algarvio, volte à direita, entrando na Variante de Odeceixe. Siga por essa estrada municipal que ao longo de 3 km leva-o directamente até à Praia de Odeceixe.

COORDENADAS GPS: 37°26'28.69"N 8°47'53.62"W.

ACESSO: Fácil (rampa e escadas).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: Instalações sanitárias; parque de estacionamento; bares; telefone; Posto de Informação Turística; recolha de resíduos; recolha selectiva; combóio turístico entre a vila e a Praia de Odeceixe.

PRAIA VIGIADA: Sim (durante a época balnear).






Cláudio Franco

4 comentários:

  1. Praia de odeceixe uma das mais belas de portugal, proibido animais dia 1 de maio até dia 31 de outubro.
    Atividades stand up padlle, canoas, kayaks nas aguas calmas do rio, no mar para os amantes de surf ou ate para aqueles que numca fizeram surf recomendo a escola de surf Water Element são excelentes profissionais =). a water element dispõe de nadadores salvadores 6 meses por ano na praia de odeceixe.
    Water-element Contact:
    Tel: +351 917 348 441
    Website: http://www.water-element.pt

    ResponderEliminar
  2. Tive o privilégio de desfrutar de uma semana de férias nesta praia.
    Um paraíso para quem procura paz.
    Um tesouro para para partilhar com quem se ama.
    Vale a pena voltar. Irei voltar certamente.
    Quando não sei... Com quem muito menos (talvez sozinha).
    Aconselho vivamente.

    ResponderEliminar