domingo, 16 de julho de 2017

Praia do Barril - Uma praia de areias brancas e mar suave onde se chega de comboio....

Andre Ribeirinho




A Praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa. Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.
O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas. Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear.
Acesso: é necessário atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé ou através de um pequeno comboio que assegura um serviço regular (cerca de 1 km) até ao areal.




O comboio da Praia do Barril

Ligando a Praia do Barril ao continente existe uma pequena ferrovia, que antigamente era utilizada pela frota pesqueira para transportar mercadoria entre a comunidade e a estrada principal. Esta ferrovia foi agora convertida numa atração turística popular, que transporta os visitantes para a praia. A viagem é de apenas 1km e o bilhete de ida e volta tem um custo de €2.00.

Toni Castillo Quero







Como um memorial dramático do declínio da frota pesqueira de atum, as âncoras dos barcos de pesca foram alinhadas ao longo das dunas de areia no limite da praia. Estas âncoras foram utilizadas para manter as redes de pesca em posição e formavam labirintos subaquáticos gigantescos, que afunilavam os atuns para as redes de captura. As âncoras enferrujadas são referidas como o Cemitério das Âncoras.



Andre Ribeirinho


A praia de areias brancas e mar suave é tão extensa como o comprimento da ilha, galardoada com bandeira azul tem vigilância e primeiros socorros com nadador salvador durante a época balnear nos meses de Verão. Dispõe de uma zona concessionada que permite o aluguer de toldos e espreguiçadeiras.



Existe uma zona oficial naturista a 1000 metros a Oeste do fim da concessão da praia do Barril.



Como chegar:

A partir da Estrada Nacional 125 (EN125) entre Luz e Tavira seguir a direcção Pedras d’el Rei, atravessando o empreendimento até chegar junto à ria Formosa.


8 comentários:

  1. Não conheço,mas gosto imenso da zona de cabanas. Para a próxima irei fazer uma pesquisa a esse local

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... já agora Olivio Pedrosa, vá até Santa Luzia apanhe o barco para a Praia da Terra Estreita e no regresso aproveite e coma uma polvo.

      Eliminar
    2. Santa Luzia? Meu nome, preciso ir conhecer!

      Eliminar
  2. ...e como estamos de estacionamento para quem vem de mais longe? Das várias vezes que por ali andei, tive de desistir...será que já há mais oferta?

    ResponderEliminar
  3. Conheço esa praia, e muito bonita.
    Têm um aparcamento muito grande para deixar os automóveis..
    Cada vez que vou a Portugal esa e uma visita segura.

    ResponderEliminar
  4. Já lá fui á muitos anos atrás é fantástica.

    ResponderEliminar