terça-feira, 8 de agosto de 2017

Casa de José Régio





Desde a sua construção até à posse por parte de José Régio, a casa foi sempre pertença do ramo familiar paterno. Por morte da “Madrinha” Libânia, no ano de 1928, o imóvel, por herança, veio para a posse do pai de José Régio, originando um novo ciclo quanto à utilização da casa. Esta fase terminaria com a morte do pai do poeta, ao qual sucede como único proprietário do imóvel.
Nos anos 60 do século XX, a casa sofre a última grande alteração, fruto da intervenção levada a cabo por José Régio, altura em que, definitivamente, adapta a casa aos seus gostos e de acordo com a funcionalidade desejada.
Após a sua morte, que aconteceu a 22 de dezembro de 1969, e depois de negociações com a sua família, a Câmara Municipal de Vila do Conde adquiriu a Casa do poeta, abrindo ao público a 17 de setembro de 1975.
A Casa de José Régio não é um espaço museológico de base, é antes de mais a residência que o poeta escolheu para habitar após a sua aposentação, refletindo a vontade do poeta, no modo e na forma como todos os objetos se encontram dispostos nos diferentes espaços.
No ano de 2005, a Câmara Municipal de Vila do Conde levou a efeito uma importante obra de beneficiação da Casa de José Régio, no sentido de garantir a estabilidade do edifício e, simultaneamente, criar condições de conservação ao importante acervo aí instalado. Paralelamente, na casa de Benilde, foi desenvolvida uma obra que visou a instalação do Centro de Estudos Regianos, para além de um conjunto de serviços de apoio à Casa de José Régio, tais como receção, sala de exposições temporárias e auditório.
A colaboração com o Centro de Estudos Regianos é fundamental para o aprofundar do conhecimento da vida e obra de José Régio, abrindo possibilidades a que investigadores possam organizar trabalhos de alto valor científico sobre o poeta.

Contatos
Av. José Régio,
4480-671 Vila do Conde
Telefone: 252 248 468 (marcações)
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt
Horário de funcionamento: terça a domingo - 10h00/13h00 e 14h00/18h00 (últimos acessos às 12h15 e 17h15)






Fonte original todos os direitos reservados a: cm-viladoconde

Sem comentários:

Enviar um comentário