terça-feira, 21 de novembro de 2017

Santuário de Nossa Senhora de Aires



O Santuário Mariano de Nossa Senhora de Aires em Viana do Alentejo  foi ao longo da sua história um ponto de encontro da fé católica, em que numerosos grupos de peregrinos afluíam ao santuário nos períodos festivos de Setembro e Outubro, provenientes de localidades como Alvito, Alcácer do Sal, Vidigueira, Cuba, Beja, Torrão, Montemor-o-Novo, Évora, e Vila de Frades.

Neste santuário venera-se a imagem em pedra de Ançã da antiga padroeira, Nossa Senhora da Piedade. Essa imagem, em que Nossa Senhora está sentada com Jesus morto nos braços é objeto de grande fé pois segundo a tradição nunca deixou de socorrer os crentes, como o confirmam os inúmeros ex-votos expostos na Casa dos Milagres, uma coleção de arte popular única e singular que inclui objetos de diversas épocas como fotografias antigas, vestidos de noiva e tranças de cabelos.

O santuário em estilo barroco foi construído entre 1743 e 1804 segundo projeto do Padre João Baptista no local onde existia uma primitiva ermida quinhentista. O edifício tem uma planta de cruz latina composta por uma única nave com cobertura em abóbada de berço. No interior, destaca-se o altar de talha em estilo rococó.

Dois dos mais emblemáticos eventos de Viana do Alentejo estão relacionados com este Santuário: a feira franca de Nossa Senhora D’Aires, no último fim-de-semana de setembro e a Romaria a Cavalo, entre a Moita e Viana do Alentejo, através da antiga canada real, que se costuma realizar no último fim-de-semana do mês de Abril.







Texto adaptado daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário