quinta-feira, 22 de março de 2018

Cabeça do Velho em Gouveia



Esta rocha misteriosa situada a 1500 metros de altitude, conhecida por lembrar a cabeça de um velho de perfil, é uma formação natural, esculpida pelo vento, chuva e granizo ao longo dos anos.

Hoje é uma das atracções do Parque Natural da Serra da Estrela e faz parte dos Roteiros Turísticos.







Quando visitar?

O Parque Natural da Serra da Estrela pode ser visitado em qualquer altura do ano, dependendo no entanto, do que se quer ver e da zona que se quer visitar.

Antes de iniciar a visita, informe-se da previsão meteorológica. Se estiver nevoeiro não deve programar visitas nas zonas mais elevadas e isoladas. Numa montanha como a Estrela, a altitude com a rarefação do ar, o frio, a neve, o gelo e os nevoeiros constituem fatores de dificuldade que devem ser levados com atenção. Devido à altitude, a insolação é muito forte podendo provocar golpes de calor ou queimadoras solares. Previna-se!

No Planalto Central, acima dos 1500 m, de dezembro a maio, o solo encontra-se, frequentemente, coberto de neve, pelo que se deve ter em atenção, as recomendações da Autoridade Nacional de Protecção Civil, evitando desagradáveis contratempos, tanto nas estradas como nos caminhos. Assim, no Planalto Central, a época ideal para visitas é de maio a outubro.

As cores das árvores no outono, o aconchego das povoações no inverno, os cervunais e relvados floridos na primavera e o azul do céu no verão, fazem, de todas as épocas, um motivo para uma visita de descoberta da Estrela.








Recurso Natural

Mangualde da Serra
6290 Gouveia

Sem comentários:

Enviar um comentário