quinta-feira, 5 de abril de 2018

CASTELO DO ADRIANO - um Homem construiu o seu castelo, com as próprias mãos....





O Adriano tinha um sonho de criança: ter um castelo na sua própria aldeia. Vinte anos depois de ter começado, a obra chega ao olhos do mundo.

De tanto sonhar, de forma inacreditável, um Homem construiu o seu castelo, com as próprias mãos, apenas com ajuda dos seus dois filhos.

Um dia sonhou, ao trabalho se dedicou, a obra nasceu.

Teve sempre um fascínio por palácios, casas senhoriais fortificadas e castelos sumptuosos, daqueles dos contos de fadas. E acabou por edificar um. Pedra a pedra. Foi um sonho tornado realidade.

A culpa foi dos livros e de um hábito (quase um culto) de coleccionar figuras, ícones relacionados com construções amuralhadas, casas acasteladas, praças fortes. Dessas duradouras impressões que lhe provocaram comoções extasiantes, à edificação do castelo dos seus sonhos, foi um passo.

Hoje, Adriano Santos vive com a família numa casa rodeada de ameias, torreões, altaneiros, e paredões amuralhados. O castelo vê-se ao longe e já se tornou numa verdadeira atracção turística.

Fica à saída da aldeia de Lamosa, perto do santuário da Lapa, concelho de Sernancelhe, nas bordas da estrada municipal 588.

O complexo tem um nome "Retiro do Sossego", mas o edifício acastelado vai chamar-se "Castelo de Adriano".

"Há 'Castelo Rodrigo', também pode haver 'Castelo de Adriano'", explica o proprietário.

A construção das primeiras estruturas começou há vinte anos. Nessa altura, todos os dias tinha ideias. Para não as perder da memória, desenhava-as logo no chão. Depois passava-as para o papel e escolhia a melhor. Pouco tempo depois já tinha pedra levantada.

Os muros com as ameias, os torreões e depois o castelo só foram legalizados quando já estavam de pé. "Se fosse mostrar o projecto à Câmara, aquilo era logo tudo chumbado", recorda Adriano, que mesmo assim viu várias vezes a obra embargada pelos fiscais municipais.

"Não me saíam aqui da porta. Um dia fui à Câmara e falei com um dos vereadores. Nunca mais cá voltaram", lembra.

A ideia é transformar o castelo num restaurante. "É uma coisa diferente, pode ser que dê resultado", vaticina Adriano Santos, que está a equacionar candidatar o projecto aos fundos estruturais. "Ainda vai ser preciso muito dinheiro para acabar e montar tudo", refere.

Para o rés-do-chão, tem idealizado um espaço mais virado para os jovens écrans em plasma, som ambiente, etc. No primeiro andar será a sala de restaurante, num ambiente mais selecto. No piso de cima, junto à torre de menagem, está a pensar fazer esplanada. "Há espaço para tudo", refere.

O castelo foi construído por Adriano Santos e pelos dois filhos, o mais velho dos quais já lá casou, num banquete que dizem ter sido inesquecível.

350 000 euros já terá gasto Adriano Santos na construção do castelo. No valor está incluído o custo do trabalho pessoal e dos dois filhos que ajudaram na obra. O edifício foi erigido só por eles. Pedra sobre pedra. Adriano diz que é um homem dos sete ofícios. "Uma coisa que eu veja, consigo logo engenhá-la", garante. Foi o caso do castelo, alvo incessante dos olhares de curiosos, desde que começou a tomar forma. "Às vezes, é uma romaria à porta. Há dias em que digo que o dono não está e lá se vão embora. Só assim é que consigo ter paz para acabar a obra".

20 anos é o tempo que já decorreu desde o lançamento da primeira pedra até hoje. "Isto tem ido aos poucos. Umas vezes depressa de mais, outras devagar. Às vezes, desanimo, mas é sempre por pouco tempo", lembra.

4 quilómetros dista o complexo acastelado da aldeia de Lamosa, do afamado santuário da Lapa, um dos mais concorridos da região. O castelo é visível da estrada que dá acesso à Lapa. "Nos dias de romaria, muita gente faz um desvio e passa por aqui para o admirar", conta.

A gente da aldeia é assim, simples e determinada, sem medo de se "deitar à estrada", aproveitando todas as pedras da vida para construir o seu próprio Castelo. 


Fonte:Aldeias de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário