quarta-feira, 27 de junho de 2018

Vila Praia de Âncora... Uma Praia dividida por um rio!



Vila Praia de Âncora é uma bonita vila de pescadores carregada de tradições , que pertence ao concelho de Caminha. Situada no fim de um vale protegido a norte pela Serra D'Arga e a sul pelo Monte de Santa Luzia, uma das mais famosas da região Minhota, foi elevada à categoria de vila a 5 de Julho de 1924, alterada então a sua designação original de Santa Marinha de Gontinhães para Vila Praia de Âncora.


O rio Âncora faz a divisão da praia: a parte norte, onde se forma uma pequena piscina, propícia para as brincadeiras das crianças, é delimitada por um pontão, próximo do Forte do Lagarteiro e dum pequeno porto de pesca; a parte sul, à qual se acede através de uma ponte reservada a peões, é moldada por um cordão dunar, protegido por longos passadiços de madeira. 











A Praia é o maior atractivo da vila, que pauta também pelo Forte de Vila Praia de Âncora ou Fortim da Lagarteira do século XVII, que durante anos defendeu a vila, o Forte do Cão, construído entre 1699 e 1702, pela Igreja Matriz ou pela Capela do Calvário, e pelos muitos legados patrimoniais religiosos, como cruzeiros.


As paisagens naturais circundantes são de extrema beleza, e atraem um grande número de visitantes, sobretudo durante a época balnear, atraídos pelas belas condições da Praia, das várias unidades hoteleiras, dos muitos restaurantes com deliciosas especialidades, e as várias actividades de lazer e desporto aqui disponíveis.









O que visitar:

- Anta da Barrosa ou Lapa dos Mouros
- Forte do Cão (Gelfa)
- Forte da Lagarteira
- Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora
- Mamoa de Aspra ou Cova da Moura
- Monte do Calvário








1 comentário:

  1. Ja conheci a praya ,espetacular e tem bons hoteis...recomendo o Quim Barreiros albergaria mesmo frente ao rio

    ResponderEliminar