quarta-feira, 11 de julho de 2018

São um dos ex-líbris da gastronomia do Algarve..gosta? então veja como fazer...





São consideradas um dos ex-líbris da gastronomia do Algarve, em Lagos são conhecidas por "Condelipas", em Portimão são por "cóquilhas" ou "cóquinhas" e em Tavira como "Cadelinhas".


São um verdadeiro petisco de "chupar os dedos" e deveras famoso tanto que já existe anualmente em Lagos, o Festival da Condelipa. Este bivalve, mais conhecido como conquilha a nível nacional, passou a ser conhecido como condelipa no século XVIII pois o Conde Lippe adorava Conquilhas.


Existe inumeras utilizações gastronómicas das Condelipas como o famoso e popular Xarém ou o Arroz de Conquilhas mas existem inovações como a cataplana de tamboril com condelipas e o ensopado de condelipas com camarão. Como entradas, surgem as Condelipas à Bulhão Pato. São abertas e misturadas com azeite, alho e coentros. E é esse molho que faz as delícias ...!

Deixando a história e passando ao que interessa:


Ingredientes:
Para 4 pessoas

8 a 10 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 kg de conquilhas
1 molho grande de coentros frescos
Pimenta de moinho QB
Sal QB
1 Limão sumarento

Preparação:

Dê um murro nos dentes de alho e leve-os ao lume num tacho largo com o Azeite. Quando o alho começar a alourar junte as conquilhas, tape e deixe-as abrir agitando o tacho.
Entretanto pique um bom molho de coentros.
Logo que as conquilhas estiverem abertas tempere-as com pimenta acabada de moer, sal e o sumo do limão. Polvilhe generosamente com os coentros acabados de picar.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://asreceitasdaligia.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário