segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Lisboa ganhou um novo miradouro na Torre da Igreja do Castelo de S. Jorge que abriu ao público pela primeira vez







50 degraus.... Não é difícil vencer a altura em direcção à Torre da Igreja do Castelo, o novo e badalado miradouro de Lisboa localizado numa torre que nunca esteve aberta ao público.








Pouca gente terá memória de subir a esta torre sineira acoplada ao primeiro templo cristão construído logo após a conquista da cidade por D. Afonso Henriques em 1147. A Igreja de Santa Cruz do Castelo, que sofreu danos sérios com o terramoto de 1755, sendo reconstruída pouco tempo depois, esteve praticamente fechada ao público nas últimas duas décadas.









Foi o Padre Luís Aguiar Campos que chegou com uma proposta que valorizasse e tornasse a abertura das portas desta igreja mais sustentável para a paróquia: a abertura ao público de uma torre com quatro sinos de bronze, oficialmente chamada Torre da Igreja do Castelo. A entrada faz-se pela antiga capela mortuária, agora loja com merchandising e bilheteira, que dá acesso aos 50 degraus em direcção à torre, ela própria assente numa torre da muralha do Castelo de São Jorge. Lá chegados, é possível tocar no bronze dos sinos (que passam a badalar todos os dias ao meio-dia) e ver Lisboa como nunca viu. A lotação será de sete a dez pessoas por cada subida e a vista que se destaca é sobre o rio Tejo (se se virar para trás ainda consegue ver um conjunto de vestígios arqueológicos do castelo). A cereja em cima do bolo é um sino em cima da cabeça: a sugestão de Luís Aguiar Campos é que se sente debaixo de um sino, procure o enquadramento para que pareça um grande chapéu e partilhe a imagem nas redes sociais usando o recém-criado hashtag #chapeudebronze. Sinais dos tempos.







Horário
 
O horário de verão: Segunda a domingo 9h às 21h
O horário de inverno: Segunda a domingo das 9h às 18h


No caso de fila, terá que esperar, caso não tenha optado pelo prioritário.


Caso opte pelo prioritário não terá esperas, salvo haja outros prioritários em espera.


Crianças com menos de 15 anos devem ser acompanhadas por um adulto.


Crianças com menos de 5 anos não pagam.




Localização 

 
Largo de Santa Cruz do Castelo Lisboa

Freguesia: Santa Maria Maior

Coordenadas:
38° 42' 49.46'' N
9° 7' 55.82'' W

Sem comentários:

Enviar um comentário