segunda-feira, 8 de outubro de 2018

É considerada a igreja mais estranha de Portugal...



A Capela da Senhora da Lapa, situada no monte do Penamourinho, freguesia de Soutelo, foi construída em 1694 a mando de João Gonçalves e sua esposa Margarida da Silva. Esta capela destaca-se pela sua originalidade, uma vez que foi edificada no interior de um penedo. É de salientar ainda a porta da entrada que data de 1898, várias inscrições gravadas no tecto e o quadro encaixilhado com a história do santuário escrita pela Padre José Maria Machado em 1851. Nas imediações do santuário existem um coreto, várias fontes, as instalações que dão apoio aquando da romaria anual (Segundo domingo de Julho) e um miradouro.




Segundo conta a lenda surgiu, a uma pequena pastorinha, uma imagem de Nossa Senhora da Lapa por baixo de uma rocha. Sendo a notícia rapidamente espalhada iniciaram-se as romarias a este local que se passaram a repetir todos os anos no início de junho, apesar do mau caminho para lá chegar. Contando-se mais de 500 pessoas na peregrinação em junho de 1805.





A Capela da Nossa Senhora da Lapa. Fica situada no cimo do monte do Penamourinho, freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho.

Sem comentários:

Publicar um comentário