domingo, 25 de novembro de 2018

Oliveira mais antiga de Portugal tem 3350 anos



Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) identificaram a "oliveira do Mouchão", em Abrantes, como a mais velha em Portugal com 3.350 anos.


A árvore já esteve perto de ser destruída, mas hoje é a atração turística de Mouchão, Mouriscas, perto de Abrantes.

A pedido da mulher, o Sr. Américo, dono da oliveira tentou abatê-la para a transformar em lenha... e diz: "Vim cá para começar, ainda lhe dei umas machadadas mas era difícil. Um senhor viu e ligou à presidente da Junta que disse 'diga a esse senhor que não faça isso que eu vou já aí'... Estava difícil e não mexi mais na oliveira"
A decisão daquele transeunte acabou por salvar a oliveira datada mais antiga do país.

A oliveira é sem dúvida um dos seres vivos que mais resiste ao tempo, pela sua grande capacidade de rejuvenescimento. Um pedaço de tronco por mais velho que esteja tem a capacidade de voltar a rebentar e a oliveira continuar a produzir azeitona.

Esta apesar dos seus 3350 anos não revela sintomas de doença e está com uma vitalidade mais que evidente . Com um perímetro médio de peito de 6,5 metros e de base 11,12 metros, a árvore tornou-se uma atração do local e merecedora de milhares de visitas.




7 comentários:

  1. A idade de uma árvore sabe-se pelos " anéis" quando se corta, aqui não foi cortada, penso que seja um calculo, não informar mais nada.

    ResponderEliminar
  2. Esta oliveira devia ter o seguinte nome: Epaminondas!

    ResponderEliminar
  3. É velha e muito bonita essa senhora quantas gerações se passaram por ali lindo é e maravilho e curioso gostaria de um ter o prazer de conhece-la quem sabe um dia

    ResponderEliminar
  4. Liga a árvore das mais lindas de portugal sem duvida

    ResponderEliminar