domingo, 23 de dezembro de 2018

Cabeça, Aldeia Natal, situada na região de Seia, na Serra da Estrela, é a primeira Aldeia-Natal eco-sustentável do país!




A iniciativa realizada na aldeia de Cabeça, no concelho de Seia é considerada o Natal mais ecológico do país.

Entre o dia 15 de dezembro e 6 de janeiro de 2019, a localidade oferece aos visitantes "uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha"









Segundo os promotores, a Aldeia Natal é um evento 100% sustentável e todo o trabalho de decoração é feito pelos moradores da aldeia, sendo que a expressão “Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína” é a que melhor define e descreve a Aldeia Natal.







"Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto", acrescenta.

A  Aldeia Natal apresenta um cenário único no país, que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas, que ostentam uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa.
 

Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

A visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela.

Tradições como a missa do galo e a fogueira de Natal e oficinas de cozinha no forno comunitário são algumas das atividades habituais a realizar.

Um concerto de Natal com o grupo Figo Maduro e outro com "Balancé da Cabeça" fazem também parte do programa do evento, que tem como princípio orientador o respeito pelas tradições e pela natureza.

A iniciativa contempla ainda um desfile de moda inspirado no burel (um tecido produzido de forma artesanal na Serra da Estrela), ações de sensibilização para a preservação da floresta e a recuperação de animais selvagens, passeios fotográficos para a descoberta da aldeia e percursos pedestres interpretativos, entre outros.

Será ainda organizado o 2.º Trail da Aldeia Natal, no dia 16, que inclui um percurso de 14 quilómetros que dá a conhecer os socalcos da aldeia de Cabeça e de Casal do Rei.

O projeto "Cabeça, Aldeia Natal" resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia.

A iniciativa integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.


















COMO CHEGAR

Desde o Porto:
Siga pela A1 até ao nó de Albergaria. Saia e entre na A25 no sentido Viseu/Vilar Formoso. Siga até encontrar a saída para Viseu, saia e siga em direcção a Nelas pela N231. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela mesma estrada.

Desde Lisboa:
Siga pela A1 no sentido Norte até ao nó de Coimbra. Saia e entre no IP3 no sentido Viseu. Siga nessa estrada até encontrar a saída para Nelas. Quando chegar a esta localidade siga em direcção a Seia pela N231.



Coordenadas Geográficas Aldeia Natal

Latitude: 40°19’11.13″N

Longitude: 7°44’6.49″W

Sem comentários:

Enviar um comentário