quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Arraiolos – visitar a vila dos tapetes e do castelo circular




Arraiolos, uma vila alentejana que dispensa apresentações, está situada no coração do Alentejo Central. Estendendo o seu casario pela encosta de um monte que avista um encantador concelho rural, tem como cartões de visita a qualidade dos motivos e ponto único dos tapetes de Arraiolos, assim como o seu peculiar castelo circular.de grande qualidade.




 

 A História 

 
A história de Arraiolos é longa e rica, já que vários foram os povos que por cá passaram e deixaram as suas marcas. A região apresenta vestígios da presença humana desde tempos remotos, presumivelmente desde o Neolítico, ou até mesmo do Calcolítico. Crê-se que a região do concelho de Arraiolos já teria uma significativa ocupação humana desde o IV Milénio a.C.


 O que visitar



Como qualquer outra vila portuguesa, Arraiolos tem muitos e variados locais de interesse turístico e de renome. Todos estes locais e monumentos da povoação e do concelho fazem parte de um requintado roteiro por terras alentejanas, todos eles constituem importantes legados patrimoniais.


Castelo de Arraiolos
Pousada de Nossa Senhora da Assunção
Igreja Matriz de Arraiolos
Igreja da Misericórdia
Fonte rural Chafariz dos Almocreves
Pelourinho
Todo o centro histórico de Arraiolos
Igreja Matriz do Vimeiro
Ermida de São João do Campo
Palácio da Sempre Noiva





Castelo de Arraiolos

Falemos do Castelo de Arraiolos, também conhecido como Paço dos Alcaides. Castelo românico-gótico construído no início do século XIV no alto de um monte, de seu nome Monte de S. Pedro. Tem uma posição privilegiada sobre tudo em seu redor, destacando-se claramente na paisagem alentejana. No seu interior, envolvida pelas suas muralhas, encontra-se a antiquíssima Igreja do Salvador (século XVI).

O cenário é extraordinário desde o topo do monte onde encontramos o Castelo de Arraiolos, desde o casario branco à natureza que envolve a vila. Não é sem surpresas este castelo. Não se destaca apenas pela sua posição altiva, destaca-se também pelo mundo fora. É verdade. Este é um dos poucos castelos de arquitetura circular do Mundo.

Dentro do Castelo de Arraiolos, a construção encontra-se degradada devido ao passar dos tempos, mas as muralhas e o seu extenso relvado encontram-se bem conservados. Depois destes factos, que razão terá para não visitar tão distinto e ímpar monumento?




Foto:https://joedanielprice.smugmug.com

Sem comentários:

Enviar um comentário