segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

FESTA DAS FOGACEIRAS DE SANTA MARIA DA FEIRA




A festa das fogaceiras saiu às ruas da cidade de Santa Maria da Feira. Uma tradição que se cumpre há 514 anos.


A Festa das Fogaceiras realiza-se anualmente no dia 20 de Janeiro, Dia de São Sebastião e feriado municipal em Santa Maria da Feira. Esta festa remonta a 1505, época da peste em Portugal. Segundo a tradição, os Condes do Castelo e da Feira prometeram a São Sebastião realizar uma festa anual em sua honra se o santo livrasse os Feirenses da peste. O "voto” da promessa seria uma fogaça, bolo cujo formato foi inspirado nas quatro torres do castelo.


São Sebastião tornou-se assim o santo padroeiro de todo o condado da Feira. No entanto, o povo deixou de satisfazer a promessa de entrega da fogaça entre 1749 e 1753 e a peste regressou às terras de Santa Maria nesse período. A tradição voltou então a cumprir-se, sem nenhuma outra interrupção até à actualidade.










A tradição exige que, no decorrer desta festa, as meninas fogaceiras, vindas de todo o Concelho de Santa Maria da Feira, desfilem no Cortejo cívico e na Procissão, vestidas de branco, com faixas à cinta de variadas cores, levando à cabeça uma fogaça. As fogaças são enfeitadas com pequenas bandeirolas de papel metalizado.


Três das crianças transportam fogaças de tamanho grande, que serão oferecidas – uma ao prelado da Diocese, outra em fatias às pessoas distintas da cidade, e a outra aos presos da cadeia. Outra criança transporta o tabuleiro com as velas do voto, e uma outra leva uma miniatura em madeira do Castelo da Feira.




Fonte: Festas das Fogaceiras 

Sem comentários:

Enviar um comentário