sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
A Feira da Foda está de volta a Monção!
Entre 9 e 11 de março, a Feira da Foda regressa à aldeia de Pias, no concelho de Monção, Viana do Castelo, para uma segunda edição. Apesar do nome sugestivo, não há nada de perverso neste evento popular — apenas ótimas oportunidades para passear pelo norte do País e participar numa série de atividades tradicionais.
A Génese da Foda
Reza a história, que há muito tempo atrás, os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, se dirigiam às feiras para comprarem o animal pretendido. Na feira, havia de tudo, gado bom e menos bom. A verdade é que os criadores e contratadores de rês, quando levavam o seu gado ovino para a feira, tinham como objetivo vendê-lo pelo melhor preço e, para que aparentassem gordos, era prática colocar sal na forragem, fato que obrigava o gado a beber muita água.
Na feira, o gado aparecia com a barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente bem tratados, muito gordos. Os incautos, que não tinham conhecimento da “manha” compravam aqueles autênticos “balões de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira minhota: “Que grande Foda!”
O termo –Foda – foi-se vulgarizando, ao longo do tempo, e o prato passou a designar-se, por Foda. De tal forma, que é frequente pelas alturas festivas (Páscoa, Santos Padroeiros, Corpo de Deus, Senhora das Dores ou Fim do Ano) ouvir as mulheres minhotas exclamarem: “Ó Maria, já meteste a Foda?”, ou seja, já confecionaste o cordeiro à moda de Monção, em alguidar de barro, levado ao forno de lenha.
:)
http://www.receitasdeportugal.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
se for mesmo para a foda quero participar
ResponderEliminar