domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cella Bar um dos bares mais bonitos do Mundo fica em Portugal



Um projecto português está a fascinar o mundo inteiro! Ainda não conhece?



No extremo ocidental da ilha do Pico, nos Açores, as curvas ousadas e incomuns do Cella Bar não passam despercebidas. É um bar, como o nome indica, mas é também um restaurante de tapas — e, por estes dias, é sobretudo uma obra de arquitectura a encantar o mundo. Publicações nacionais e internacionais estão a destacar o trabalho de Fernando Coelho, do atelier FCC Arquitectura, Paulo Lobo, responsável pelo design interior, e ainda Paulo Neves, que gizou a escultura do exterior.

 

 





Estamos habituados a ver projectos de arquitectura que de alguma forma, seguem as normas mais comuns, racionais e clássicas da maioria do património arquitectónico, mas ainda assim, há muito mais para além destas “regras”! Não há dúvida que um projecto linear, bem desenvolvido, com a escolha acertada de materiais, volumetria e relação entre espaços, nos consegue encantar, mas este projecto é a prova de que a Arquitectura é de facto uma forma de Arte. Enquanto expressão artística, é fabuloso observar que cada obra é única, com características que se moldam a quem a desenha, mas também à história e lugar em que se insere.











Um projeto de assinatura portuguesa que merece um valente reconhecimento. Um exemplo de que a arquitetura moderna também podem conviver com a paisagem natural do Açores, e com muito bom gosto. Para os sortudos que estiverem de visita à ilha do Pico não deixem de experimentar a esplanada, em cima do oceano, e peçam umas tapas acompanhadas por um bom vinho para um final de tarde em grande com os amigos! O projecto é definido uma enorme plasticidade, tanto em termos de formas como de materiais e é marcadamente inspirado pelo ambiente natural em torno da sua envolvente.










Endereço: Rua Da Barca, 9950-303 Madalena - Ilha do Pico - Açores
 
Fotos: Fernando Guerra



1 comentário:

  1. Sei que teve que ser recuperado devido a uma tempestade, continua lindo, pena não divulgarem o nome do arquiteto,ele merece.

    ResponderEliminar