quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Lisbon Under Stars regressa às Ruínas do Carmo em Maio






Depois de mais de 30.000 visitantes nacionais e internacionais que conheceram LISBON UNDER STARS na famosa Igreja das Ruínas do Carmo durante dois meses em 2018, e o Prémio de Melhor Evento Cultural para o ano de 2018, premiado pela BEA WORLD, o espetáculo imersivo regressa a Lisboa .

LISBON UNDER STARS é um espetáculo imersivo que pretende valorizar a cultura e património de Lisboa. As Ruínas do Carmo revelaram-se o palco ideal e aqui nasce uma nova forma de vivenciar a história da cidade. Criado e produzido pelo atelier OCUBO, em parceria institucional com o Museu Arqueológico do Carmo, LISBON UNDER STARS é uma experiência multidisciplinar onde se misturam projeções multimédia, bailarinos virtuais e efeitos visuais, ao som de grandes nomes da música Portuguesa.


São as próprias paredes do Carmo, transformadas numa tela tridimensional e na voz inconfundível de Catarina Furtado, que nos contam esta aventura, pelos mais de 600 anos da história de Lisboa e de Portugal. Marcos como a Batalha de Aljubarrota, a Era dos Descobrimentos, o terramoto de 1755 ou a Revolução dos Cravos são apenas alguns momentos históricos que compõem este espetáculo imersivo.

​Cada momento desta viagem única, será enfatizado com as notas de Amália Rodrigues, Fernando Lopes Graça, Luis Freitas Branco, Madredeus, Salvador Sobral e Zeca Afonso. LISBON UNDER STARS conta ainda com a participação especial de Mariza, Rão Kyao, Teresa Salgueiro, Coro de Câmara Lisboa Cantat, Orquestra de Câmara da GNR, Tocá Rufar com Paulo Marinho, cujas músicas e performances fazem parte desta experiência virtual. O mesmo acontece com os bailarinos da Companhia Clara Andermatt e da Companhia Nacional de Bailado que, coreografados por Clara Andermatt, vão interagir com as paredes das Ruínas. Mas não é tudo. O espetáculo vai ainda incluir trabalhos de Add Fuel, Daniel Eime, The Super Van by Vanessa Teodoro e Alexandre Farto aka Vhils que servem para contextualizar Lisboa dos dias de hoje. No centro dos acontecimentos, o público pode circular livremente pelo espaço, ver, ouvir e apreciar diferentes perspectivas desta viagem imersiva e envolver-se nesta marcante vivência audiovisual e sensorial, que tem sempre lá no alto as estrelas a lembrar-nos da verdadeira dimensão do Universo e da nossa condição humana no espaço e no tempo.

​Ali sob as estrelas, há 630 anos, nasceu a Igreja do Carmo. Resistente ao tempo e testemunho de uma história imensa, que a transformou numa das mais belas paisagens edificadas de Lisboa. Hoje, sob as mesmas estrelas, ali está ela para nos contar a sua pujante história repleta de aventuras.

Mas não pense que vai ficar só apreciar e a tentar não torcer o pescoço com tantas coisas a acontecer. O público é convidado a circular livremente pelo espaço, encontrar as suas perspectivas preferidas e levar consigo uma experiência literalmente única. Pode embarcar numa caravela, desembarcar num destino exótico ou mesmo sentir a o terramoto de 1755 que não foi nada meigo para o Convento do Carmo.

É a Catarina Furtado que cabe a missão de narrar (em inglês e português) os mais variados momentos da nossa história, à qual se juntam outras vozes conhecidas da nossa praça, como Salvador Sobral ou mesmo Amália Rodrigues.

Entre 2 de Maio e 17 de Julho estão planeadas duas sessões diárias (às 21.45 e 22.45) com a duração de 45 minutos cada. Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio local, no site oficial ou na Ticketline e custam 15€. Crianças, estudantes, maiores de 65 anos, mobilidade reduzida ou residentes no distrito de Lisboa só pagam 12€. Até aos cinco anos é gratuito.

Sem comentários:

Enviar um comentário