terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Das 12 pontes mais bonitas da Europa, 3 são Portuguesas...




A Kapellbrücke é uma ponte de madeira em Lucerna, Suíça. A Kapellbrücke foi erigida em 1365. Na ponta sul da ponte fica a Wasserturm. Bem alto, nas traves de madeira encontram-se 112 pinturas datadas do início do século XVII e restauradas no princípio do século XX.







Ponte 25 de Abril, Lisboa, Portugal. Inaugurada a 6 de agosto de 1966, tem 2.277 metros de comprimento e é a 23ª ponte suspensa mais comprida do mundo.







A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal, na cidade italiana de Veneza. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias.








A Tower Bridge foi construída ao lado da Torre de Londres, inaugurada em 1894 e fica localizada no centro de Londres, sob o Rio Tâmisa. Já foi cenário de vários filmes como 007 - O Mundo Não é o bastante.

A torre tem 244 metros de comprimento e 65 metros de altura. Além de facilitar a travessia de carros e dos barcos sobre o Rio Tâmisa, a ponte abriga uma exposição permanente sobre a história da torre, chamada de Tower Bridge Experience.






A ponte do Gard é uma porção de um aqueduto romano situado no sul da França, perto de Remoulins, Uzès e Nîmes. Trata-se de uma ponte construída em três níveis que assegura a continuidade do aqueduto que trazia água de Uzès até Nîmes na travessia do rio Gardon. Foi provavelmente construída no século I a.C.





A Ponte Vecchio é uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália, famosa por ter uma quantidade de lojas ao longo de todo o tabuleiro. Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira.







Stari Most é uma ponte do século XVI na cidade de Mostar, Bósnia e Herzegovina, que cruza o rio Neretva e liga as duas partes da cidade. A Ponte Velha permaneceu firme por 427 anos, até ser destruída em 9 de novembro de 1993, na Guerra da Bósnia.




Bastei é uma formação rochosa com 194 m sobre o rio Elba, nas Montanhas de Arenito do Elba, Alemanha. Alcançando 305 m acima do nível do mar, as rochas irregulares formaram-se pela erosão da água, há milhões de anos.

Está situada próximo a uma longa curva do Elba, a sudeste de Dresden e constitui o mais notável marco da região conhecida como Saxônia Suíça.

O Bastei tem sido uma atração turística há duzentos anos, desde quando uma ponte de madeira foi construida para ligar vária rochas, facilitando o acesso. Esta primeira ponte foi substituída por outra de pedra em 1851. As formações rochosas serviram de inspiração para vários artistas conhecidos, como Caspar David Friedrich






A Ponte de D. Luís I ou Ponte Luiz I, é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro, em Portugal.




O Viaduto de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura.



A Ponte Széchenyi Lánchíd é uma ponte pênsil que atravessa o rio Danúbio entre Buda e Peste, os lados ocidental e oriental de Budapeste, capital da Hungria. Possui 375 metros de extensão. A ponte foi inaugurada em 20 de novembro de 1849. Nas suas pontas são: Praça Roosevelt; Praça Adam Clark.






 

A Ponte Vasco da Gama é uma ponte atirantada sobre o estuário do rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98.



Uma ponte não é apenas uma passagem para a outra margem. Muitas guardam histórias de outros tempos, além da sua arquitetura única. Para o site European Best Destinations, estas são algumas das pontes mais bonitas da Europa, e nas 12 mais bonitas incluem-se 3 de Portugal.





















6 comentários:

  1. Ora ora… e a Ponte Carlos em Praga? E a Ponte da Baía de Hangzhou na China ?E a decentemente inaugurada, atualmente a maior ponte do mundo que liga Hong Kong e Macau à cidade de Zhihau, na China?E a mais bonita e famosa Ponte do Brooklyn ?‎E a bonita ponte ponte emSydney Harbour ???Bridge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja lá bem o que diz, será que geografia não lhe diz nada? Que me conste nem a China nem os EUA fazem parte da EUROPA!

      Eliminar
    2. Eu não sabia que a China era na Europa ....

      Eliminar
    3. nao ssabia que a china,estados unidos e australia eram na europa,fiquei a saber por um burro e analfabeto.

      Eliminar
  2. Biblioteca escolar FN para ministra do território já.. :-) estamos bem tramados...

    ResponderEliminar