domingo, 9 de junho de 2019

A Praia da Galé-Fontaínhas oferece uma paisagem impressionante, rodeada pela arriba fóssil, em que se podem observar formações com cerca de cinco milhões de anos





A praia da Galé-Fontaínhas (Qualidade de Ouro) localiza-se na zona intermédia do arco litoral Tróia-Sines, cujo areal é contínuo, ao longo de toda a extensão. É uma praia com boas condições ambientais reconhecidas com a atribuição do galardão Qualidade de Ouro.

A praia dispõe de apoio de praia, que assegura os serviços públicos de vigilância, comunicações de emergência, sanitários e limpeza do areal. O acesso processa-se pelo interior do Parque de Campismo da Galé. O declive da zona de banhos é relativamente suave. Durante a época balnear a temperatura média da água oscila entre os 16ºC e os 19ºC, com ventos dominantes de Noroeste e precipitação pouco frequente.





Património natural

Arribas areníticas: Praia de rara beleza cujo areal é confinado a nascente por uma arriba de formação de idade Plio-Quaternária, constituída por formação detrítica grosseira e avermelhada de arenitos argilosos, geralmente pouco permeáveis, atingindo altitudes superiores a 50 m.


Coordenadas
38°12'11.6"N 8°46'36.7"W


Fonte: visitgrandola

Sem comentários:

Enviar um comentário