quarta-feira, 26 de junho de 2019

Debaixo da maravilhosa cidade de Coimbra há um mundo inteiro por descobrir, algo que nem alguns dos habitantes desta cidade conhecem....



Uma cidade romana esconde-se sob a encantadora cidade de Coimbra ! Falamos da antiga cidade romana de Aeminium fundada no Séc. I.

Esta cidade foi em tempos muito importante para o império romano, rivalizando mesmo com a vizinha Conimbriga. Aliás, naquele tempo, muitos dos habitantes de Conimbriga acabaram mesmo por se deslocar permanentemente para Aeminium para aí viverem.

Descubra o Criptopórtico de Aeminium, uma das obras de engenharia e de arquitectura romanas mais fascinantes em

Portugal !


Todos reconhecem a habilidade e engenho dos romanos e são diversas as construções que resistiram até aos dias de hoje. O Criptopórtico de Aeminium, é exemplo do avançado conhecimento da engenharia romana. Construído para vencer o declive e sustentar a nova cidade, os engenheiros romanos ergueram uma “plataforma artificial”, em forma de arco abobadado. Contudo, para alguns historiadores, estas galerias subterrâneas não tiveram apenas uma função estrutural, os criptopórticos, eram também utilizados, para guardar reservas de alimentos, por ser um espaço seco e fresco, pelos mesmos motivos seriam também espaços de lazer, nas noites quentes de verão.

É hoje a maior estrutura romana (conservada) existente em Portugal, sendo constituído por duas galerias, que suportam o renovado Museu Machado de Castro.

É um labirinto sombrio, que tem tanto de fascinante como de misterioso. Passear por estas galerias é como percorrer a antiga cidade de ruelas abobadadas. No percurso irá encontrar alguns achados das escavações, como a placa da cidade de Aeminium e os marcos que delimitavam cidade.




Na Idade Média, o criptopórtico foi substituído pelo palácio episcola e no séc. XX pelo Museu nacional Machado de Castro.

O criptopórtico de Aeminium é um dos belos e originais do mundo. Uma verdadeira cidade sob a cidade!

Horário
De terça-feira a domingo
(Encerra às segundas, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro)
Outubro a Março – 10:00 – 12:30 / 14:00 – 18:00
Abril a Setembro – 10:00 – 18:00

Largo Dr. José Rodrigues • 3000-236 Coimbra
+351 239 853 070

mnmachadodecastro@imc-ip.pt
http://www.museumachadocastro.pt/




 Fontes:
http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/coimbra-de-aeminium

http://www.centerofportugal.com/pt/o-criptoportico-de-aeminium/
http://www.museumachadocastro.gov.pt/pt-PT/minisitios/ContentDetail.aspx?id=632
https://www.vortexmag.net/aeminium-ha-uma-cidade-perdida-debaixo-de-coimbra/?fbclid=IwAR3OC84Tvl-UTpkVqesG3sniA53SI3bDM9Rhxu2VEIcczjEVqPDo1ovSjDg

Sem comentários:

Enviar um comentário