segunda-feira, 24 de junho de 2019

Estes seres estranhos estão a aparecer na costa do Algarve e da Andaluzia ....não são medusas, nem peixes....e não os deve matar!




Geralmente confundidas com pequenas águas-vivas, as salpas não oferecem perigo. As bolinhas gelatinosas, que podem variar de milímetros até alguns centímetros, são inofensivas e não possuem células urticantes, que provocam queimaduras.

O biólogo Juan Jesus Martin indicou que seu habitat natural é o mar aberto, mas sob certas circunstâncias, correntes, vento ou um aumento na luminosidade podem levar a uma "produção massiva" de salpas e pode acontecer que elas se aproximem da costa.

As salpas são animais multicelulares que se reproduzem rapidamente. São capazes de duplicar o seu número várias vezes por dia e  são comuns em diversos oceanos,  águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias.

São animais capazes de se juntar  em filas de mais de um km, e podem absorver cerca de 4.000 toneladas de CO2 por dia! Esta qualidade é muito relevante para o planeta.

Alimentam-se de fitoplâncton, proporcionado neste caso por algas.

As Sapas ajudam a limpar os oceanos e filtram o ar que respiramos!


Não lhes façam mal.
Eles são inofensivos!

2 comentários:

  1. Se são importantes para o Planeta divulguem para que alguém menos informado não os matem pensando que são seres extraterrestres.

    ResponderEliminar