terça-feira, 11 de junho de 2019

Na Serra da Lousã existe um lugar mágico!... uma aldeia encantada que recorta a Serra e onde reina a paz e a natureza pura e simples.....




A Aldeia do Xisto de Talasnal é carismática e, talvez, uma das mais bonitas da Serra da Lousã. Muitos dizem que é pela sua dimensão e pela forma como o casario de xisto se distribui quer pela encosta mais orientada a sul, quer pela mais orientada a norte, confundindo-se, literalmente, com a paisagem.

A atravessar o coração da aldeia há apenas uma rua, que acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela irradiam quelhas e becos de onde se erguem as casinhas de xisto totalmente recuperadas e por onde os visitantes adoram passear e explorar os seus encantos.





Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies. Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito. Mas que permite inúmeras possibilidades de lazer e de desportos ativos. Aqui sente-se o pulsar da terra e a sua comunhão com os homens quando se avistam ao longe as aldeias. Parecem ter nascido do solo xistoso, naturalmente, como as árvores.





 

Descanso e bons petiscos é o que vai encontrar no Talasnal. Prove os talaniscos e os retalhinhos, delícias à base de castanha de comer e chorar por mais.





 





Fonte: aldeiasdoxisto

Sem comentários:

Enviar um comentário