quarta-feira, 5 de junho de 2019

Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo


Portugal ocupa a quarta posição numa lista composta pelos 31 países mais pacíficos do mundo. A ocupar o pódio estão a Islândia (1.º), a Nova Zelândia (2.º) e a Áustria (3.º).

Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo de entre um ranking que considera os 31 países com os níveis mais altos de paz, de acordo com o índice Global Peace Index 2018. 


A Islândia lidera o ranking dos países mais pacíficos do mundo desde 2008. A completar o pódio está a Nova Zelândia (2.º) e a Áustria (3.º).

A preencher ainda o top 10 dos países mais pacíficos está também a Dinamarca (5.º), o Canadá (6.º), a República Checa (7.º), a Singapura (8.º), o Japão (9.º) e a completar está a Irlanda (10.º).

O estudo utilizou 23 indicadores qualitativos e quantitativos para medir a segurança nos vários países, incluindo o nível de segurança e protecção social, a extensão de conflitos internos e internacionais que envolvam o país, assim como o grau de militarização, a taxa de homicídios e a instabilidade política, de acordo com dados do estudo.

O relatório analisou cerca de 163 países e mostra que a paz a nível mundial se deteriorou cerca de 0,27% face ao ano passado, o que perfaz o quarto ano consecutivo de agravamento do nível de pacificidade nos países. A zona do globo com uma maior queda na segurança regista-se na América do Sul. A Europa continua a ser a região do mundo mais pacífica do mundo mesmo tendo registado declínios nos últimos anos.

Segundo o índice, quanto mais pacífico é um país melhor o desempenho macroeconómico. Nos últimos 70 anos, o crescimento per capita foi três vezes maior em países altamente pacíficos comparativamente a países com baixos níveis de paz.

2 comentários:

  1. e a costa rica que nem esercito tem?

    ResponderEliminar
  2. Está errado, em 2019 Portugal ocupa o terceiro lugar.

    Pode ler aqui todo o relatório.

    https://reliefweb.int/sites/reliefweb.int/files/resources/GPI-2019-web003.pdf?fbclid=IwAR3sh69ah7gpjWZ1S9C8kGQam9oQoUZleo4hOTSGMRu4kTKgKT-M5kgMu4Q

    ResponderEliminar