sexta-feira, 5 de julho de 2019

Praia Fluvial Pego das Pias - Isolada entre rochas e sem intervenção humana é a atração natural da região, motivando a visita de muitos amantes da natureza.


É a norte da Freguesia de S.Salvador, entre S.Luís e Odemira que se situa um local de beleza extrema, a Praia Fluvial Pego das Pias. 

Isolada entre rochas e sem intervenção humana é a atração natural da região, motivando a visita de muitos amantes da natureza.

A origem do nome está nas cavidades circulares da rocha. Estas foram provocadas por redemoinhos que existiam na altura em que o nível das águas era superior ao atual. Essa força associada ao declive da zona deu origem às cavidades que são as chamadas pias.

Este é um local onde pode usufruir de um dia tranquilo e relaxante junto da sua família ou convidar os seus amigos e partirem à descoberta dos tesouros perdidos. 


Conta a lenda…

Existia um agricultor que tinha uma filha que adoeceu gravemente. Como todos os pais, a filha era a coisa mais valiosa que ele tinha. Prometeu assim a um santo uma junta de bois e uma grade de ouro se a sua filha ficasse boa. A filha ficou curada mas o agricultor não pagou a promessa. Como esta tinha por hábito ir beber água ao Pego das Pias, onde os bois também iam, a menina ficou encantada.

Conta a lenda também que os Mouros deixaram ali um grande tesouro quando estavam a fugir dos cristãos. Estando assim este guardado por uma moira encantada. Este seria o lugar mais seguro uma vez que as lagoas não têm fundo. Espera-se que este tesouro venha ao de cima nas noites de S.João. Em todas essas noites as pessoas deslocam-se ao local na expectativa de o encontrarem. Assim podem beber a água que supostamente tem propriedades curativas. Quem conseguir segurar a grade de ouro e os bois que vêm ao cimo da água, na manhã de S.João, poderá assim desencantar a filha do agricultor.

Como Chegar à Praia Fluvial Pego das Pias
Siga em direção a Odemira e de seguida percorra a nacional nº 120 em direção a S.Luís até chegar a uma ponte que passa sobre a ribeira do Torgal. Junto à ponte encontra-se um caminho de terra batida que deverá seguir até ao fim, encontrando assim este lugar mágico.

Coordenadas GPS: 37°38’40.0″N 8°37’07.8″W

Sem comentários:

Enviar um comentário