sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Estação de Aveiro...uma das mais bonitas estações de comboio de Portugal que deslumbra pelos seus azulejos.



A estação de comboios de Aveiro é parte integrante da Linha do Norte e localiza-se em frente ao Largo da Estação. O que diferencia esta estação de muitas demais é o facto de esta conter, na sua fachada, monumentais painéis de azulejos policromos (azuis e amarelos) representando cenas ferroviárias, naturais, culturais assim como actividades tradicionais desta região. Trata-se, sem dúvida, de um dos melhores exemplares do azulejo português e de uma das estações de comboios mais bonitas de Portugal.




A estação de Aveiro foi construída numa altura em que se apostava na decoração das estações com azulejos portugueses, da qual resultaram outros belíssimos edifícios como a Estação do Pinhão, a Estação de São Bento ou a Estação de Marvão, só para referir alguns dos muitos exemplos.





Revestido de um grande número de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais, o edifício da estação possui o mais importante conjunto de azulejaria exterior de Aveiro. É composto por três partes: uma central, de três pisos, e duas laterais simétricas, com dois pisos. Assume-se como exemplo, a nível regional, do estilo denominado de Casa Portuguesa.







O edifício é decorado por 28 painéis, mostrando paisagens da região, cenas do quotidiano, figuras populares como peixeiras e pescadores, embarcações tradicionais e monumentos existentes na cidade, como o Convento de Jesus, onde está instalado o Museu Regional e que alberga o túmulo da princesa Stª Joana. São tantos os painéis que incluem uma evocação da Aveiro setecentista.

3 comentários:

  1. Lindo, parabéns pelas postagens e pesquisa💖

    ResponderEliminar
  2. Conheço e sinceramente amo, é outra das coisas onde nós portugueses somos imbatíveis,mas como sou ribatejano da Golegã, recomendo uma visita á estação ferroviária de Santarém e apreciem também os fantásticos painéis de azulejos que possui.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso a preservação desta maravilha, estão de parabéns!

    ResponderEliminar