domingo, 1 de setembro de 2019

Aldeia do Mato- Das experiências mais agradáveis que se pode ter no que respeita a tempo de verão






Aldeia do Mato - Abrantes

Das experiências mais agradáveis que se pode ter no que respeita a tempo de verão e na zona centro, praia, piscina natural, desportos náuticos, restauração e sombras, muitas sombras... fantástico.


A praia fluvial de Aldeia do Mato, na união de freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém é mais uma piscina fluvial na Albufeira de Castelo de Bode. Situada no concelho de Abrantes é uma das principais atracções turísticas da região, pela natureza envolvente mas também pelas óptimas condições que oferece para actividades de recreio e lazer.Praia Fluvial Aldeia Mato


A Praia Fluvial com bandeira azul é uma espaço público, aberto de 1 de Maio a 31 de Outubro, todos os dias das 14.30 às 20.00 horas, aos sábados, domingos e feriados das 10.00 às 20.00 horas). Por isso tem bastante tempo para se divertir em família e tomar banho.


Além de piscina fluvial flutuante vigiada por uma nadador salvador é uma excelente zona de desportos náuticos e além da piscina flutuante tem um cais de acostagem, estacionamento grátis, instalações sanitárias, aluguer de canoas – kayaks e gaivotas e mais recentemente um parque de merendas inaugurado em 2005.Cadeira para apreciar a vista e descansar.


Reconhecida pela Quercus com os galardões de bandeira azul e Praia Para Todos, esta zona balnear em plena albufeira de Castelo de Bode oferece-lhe as condições ideais para umas mini-férias, onde poderá descansar, observar a fauna e a flora, realizar actividades náuticas como canoagem e mergulho, passeios pedestres e muitas outras actividades. Dotada de boas infra-estruturas, esta zona tem ao seu dispor uma piscina flutuante, bar/cafetaria, balneários, parque de campismo e bungallows para pernoitar durante uns dias.
 

Para apoio a estas atividades há ainda um bar com esplanada, onde poderá simplesmente desfrutar do excelente ambiente natural da albufeira. Tem ainda a possibilidade de desenvolver as seguintes atividades de aventura: percursos pedestres, percursos BTT, orientação, tiro com arco, slide, rapel, escalada ou passeios de Moto4.

Um pouco de história da Aldeia do Mato


Calcula-se que a existência de Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, devido à quantidade de lenha existente. que era a sua fonte de rendimento principalmente as oliveiras e o pinhal. A construção da Barragem de Castelo do Bode em 1951, levou ao desaparecimento de grande parte dos campos de oliveiras que ficaram submersos e aqui nasceu a zona balnear e de recreio da Aldeia do Mato.
O dia da festa/romaria na Aldeia do Mato é o último fim de semana de Julho e o padroeiro é a Santa Maria Madalena.



Os contactos da junta de freguesia são:
Largo do Rossio
2200-601 Aldeia do Mato
T. 241 849 107 ou através do email: aldeiadomatoesouto@gmail.com


O comer típico na Aldeia do Mato

Migas de couve com bacalhau assado
Açorda de sável
Migas carvoeiras com entrecosto





Fonte original todos os direitos reservados a: vivernocentrodeportugal

Sem comentários:

Enviar um comentário