Um “Casal” com uma só rua. Com uma fonte que entoa a canção da água. Com uma capela que nos conta histórias e história. Com uma vereda que nos leva à praia, de águas cristalinas, mesmo ali no fundo das Fragas de São Simão. Aqui também há uma Loja e Restaurante das Aldeias do Xisto e uma Associação de moradores cujo nome se confunde com o que nos promete esta Aldeia: Refúgios de Pedra.
Nesta aldeia há um novo sentir coletivo feito de pessoas que recuperaram as casas com as suas próprias mãos. São novos aldeões que vieram da cidade e que trouxeram nova vida a estas paragens. Todos os fins-de-semana, e sempre que podem, juntam-se todos nas casa uns dos outros e entreajudam-se nas refeições, nas obras, no convívio. "Que venha quem vier por bem", parecem dizer-nos. E o apelo é irresistível...
Pequena aldeia, de praticamente uma só rua, essencialmente construída em quartzito. Situa-se num dos flancos da crista quartzítica que dá origem às Fragas de São Simão e possui o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos.
A aldeia estende-se ao longo de uma cumeada quase paralela ao curso da Ribeira de Alge. A entrada fica no extremo mais elevado e a povoação termina onde os declives tornaram difícil a continuidade dos arruamentos.
Merecem destaque:
-
Ponte de São Simão
É referida como tendo uma base construtiva do período do domínio romano. O tráfego automóvel provocou alterações significativas no seu tabuleiro, que lhe alteraram a configuração primitiva.
-
Casa particular
Uma casa, porventura uma das mais antigas da aldeia, tem gravada na face exterior da padieira a data de 1701.
-
Fontanário
A água que provém de uma nascente situada na encosta do outro lado do vale. Está datado de 1939.
-
Ermida de São Simão
Data do séc. XV e localiza-se à entrada da aldeia, quase no topo do Monte de S. Simão. É dedicada a São Simão, que está no altar-mor, e a S. Judas Tadeu. Recebeu como ampliação, em 1678, a sala para a recepção de esmolas. A ermida possui uma inscrição gótica (séc. XV) com o seguinte teor "Esta capela mandou fazer João Vicente, Prior de Aguda, criado do Conde D. Fernando e foi acabada na era de 1458". Na fachada sul pode apreciar-se um vão gótico, estilo que domina na parte mais antiga do templo. No portal, a padieira tem gravada a data 1698. O alpendre, do mesmo período, possui 3 vãos de acesso (um deles tapado). O vão do lado sul possui gravada na pedra de fecho do arco a data 1675.
-
Eira e Forno
A eira e o forno, bem como os inúmeros pequenos socalcos que envolvem a aldeia, testemunham um passado de actividade agrícola e de práticas de auto-subsistência.
Localização:
Casal de São Simão, Figueiró dos Vinhos Como chegar: De Norte e Sul
Na A1, sair na saída 10 de Pombal, na direção de Castelo Branco pelo IC8. Passados 37km, sair em Aguda/Fato. Seguir a sinalização para o Casal de S.Simão, a 2 km.
De Espanha (A25)
Na A23, sair na saída 18 em direção a Pombal, pelo IC8. Ao fim de 71km, sair em Aguda/Fato. Seguir a sinalização para o Casal de S.Simão, a 2 km.
Olá, eu gostei muito desta descrição, agora eu gostaria de saber como você vive lá, que tipos de trabalhos são os mais comuns. Saudações
ResponderEliminarQue maravilha. Essa aldeia não conheço.
ResponderEliminarNunca lá passei uma única noite,nem me lembro sequer,se alguma refeição eu comi,mas sinto como se esta aldeia fosse minha também!Tenho um grande orgulho nela,pois em 1935,na casa junto à fonte,esta aldeia viu nascer aquele que um dia foi o meu pai!
ResponderEliminarLindo o nosso Portugal
ResponderEliminar