Dornes e a simplicidade da Península do Zêzere....
A povoação de Dornes pertence ao concelho de Ferreira do Zêzere, no Centro de Portugal. Fica no extremo norte do distrito de Santarém, a aproximadamente 30 quilómetros de Tomar. Dornes situa-se numa península formada pela Albufeira de Castelo de Bode e integra a Rota dos Templários.
Dornes está implantada num braço de terra que avança pelo rio Zêzere, cercado de água por todos lados, exceto um, que liga a terra ao concelho de Ferreira do Zêzere.
Localizada a apenas 10 km de Ferreira do Zêzere, numa agradável enseada da albufeira do Castelo do Bode, a pequena vila de Dornes é uma das mais pitorescas do centro de Portugal. Com paisagens fabulosas, tendo o Rio Zêzere como pano de fundo, a simplicidade e calma são os atributos desta freguesia apelidada de aldeia.
Património de Dornes
Torre Pentagonal – Edificada sobre umas antigas ruína Romanas, por D.Gualdim Paes Mestre Cavaleiro da Ordem dos Templários. Feita de Xisto, com 20 metros de altura.
Igreja Matriz de Dornes ou Santuário de Nossa Senhora do Pranto, é um dos Monumento de Interesse Nacional. Com Talha Dourada, e totalmente revestida a azulejo do Sec XV e XVII, conta ainda com um Órgão Ibérico do sec. XVIII, onde se realizam concertos com organistas nacionais e estrangeiros.
A forma mais rápida, mais prática e mais económica de chegar a Dornes é de carro. Dornes está próxima de algumas grandes cidades portuguesas, como Santarém, Leiria, Coimbra e até Castelo Branco, com distâncias a rondar os 100 km e os tempos de viagem à volta de uma hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário