segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O paraíso escondido para dar os mergulhos mais incríveis deste verão...




A Zona de Lazer da Foz do Cobrão situa-se nas margens do ribeiro do Cobrão, na Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão, concelho de Vila Velha de Ródão.

É um local aprazível e propício à realização de atividades de lazer, sendo frequentada por centenas de pessoas durante o período de verão, particularmente após ter sido alvo de uma intervenção de requalificação e valorização, em 2016.

A área de intervenção compreendeu um troço do ribeiro com cerca de 120 metros de comprimento, cujos principais objetivos foram a estabilização das margens e talude da linha de água, desassoreamento, limpeza e desobstrução do leito do ribeiro nos pontos mais críticos e conservação dos solos dos espaços hortícolas marginais. Foi criada uma piscina fluvial a pensar na sua utilização enquanto espaço lúdico, mas também para apoio à rega ou combate a incêndios.

Já em 2021, de modo a responder ao aumento da procura turística da aldeia e a melhorar as condições de conforto e segurança dos visitantes, o espaço foi alvo de uma intervenção para o dotar de infraestruturas de apoio (balneários, bar de apoio com esplanada, espaço para equipamentos de salvamento), um parque de estacionamento, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida e espaços verdes.

Características

Entrada gratuita;
Estacionamento gratuito.

 

 


 
“Paraíso encontrado”, escreve-se nas redes sociais. Perto da aldeia de xisto de Foz do Cobrão, a 49 quilómetros do Marvão, pode passar umas férias de campo, história, descanso e banhos com muito por fazer: desde visitar as Portas do Almourão, um geosítio reconhecido pela UNESCO, a caminhar, explorar e dar uns bons mergulhos pelo caminho.

É aqui que fica a Zona Balnear da Foz do Cobrão, nas margens do ribeiro do Cobrão. É uma zona balnear que não se encontra classificada como praia fluvial, mas é frequentada por centenas de pessoas durante o período de verão. Dadas as atuais limitações em tempo de pandemia o número de pessoas aconselhado no local não deve ultrapassar as 80 em simultâneo, mas pode sempre apostar nas manhãs, mais calmas, para descobrir este espaço incrível.

É que a refrescante área foi, ainda por cima, requalificada recentemente. Segundo a “Beira Baixa TV”, para responder ao aumento da procura turística da aldeia e a melhorar as condições de conforto e segurança dos visitantes, o espaço foi alvo de uma intervenção que contemplou a criação de infraestruturas de apoio (balneários, bar, espaço para equipamentos de salvamento), parque de estacionamento, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, espaços verdes e a disponibilização de mesas, bancos e papeleiras.

 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário