O MAAT apresenta Plug-in, uma exposição individual de Joana Vasconcelos, que reúne obras inéditas, algumas peças icónicas produzidas pela artista desde 2000, e ainda obras da Coleção de Arte Fundação EDP, estabelecendo um diálogo entre o património da eletricidade, a tecnologia e as artes plásticas.
Em destaque vão estar obras como a 'Árvore da Vida', erguida pela artista em 2023 especialmente para a Sainte-Chapelle de Vincennes, em Paris. Não saiu de lá desde então e viajou agora para Lisboa, sendo que a sua altura teve de ser readaptada de forma a integrar-se no seu novo destino.
Feita de alumínio, aço, croché de algodão e outros tecidos, é uma peça que conta com 354 ramos e 140 mil folhas bordadas à mão. À noite, quando as luzes de diferentes cores se iluminam, assume a sua beleza máxima.
As peças estão expostas em vários locais distintos e logo à entrada, junto à escadaria principal, pode ver-se o 'Solitário', o famoso anel de noivado, com diamante em cima, criado com 1449 copos de whisky de cristal e 110 jantes de liga leve.
Quando a exposição chegar ao fim, em março de 2024 será entregue a um colecionador, em Espanha. a exposição terminar, a 31 de março do próximo ano, a peça seguirá para um colecionador de Madrid.
Para ver há ainda 'I’ll Be Your Mirror' (2019), uma enorme máscara de Veneza, que já passou pelo Museu Guggenheim de Bilbau e na Quinta da Bacalhôa, em Azeitão, ou as famosas Valquírias de Joana Vasconcelos.
EM MEMÓRIA DE CESARAINY
A 5 de outubro – data do sétimo aniversário do MAAT – o museu irá inaugurar três novas exposições: no ano do centenário do nascimento de Mário Cesariny, será celebrada a figura do Surrealismo português, numa mostra com curadoria de João Pinharanda e cocuradoria de Afonso Dias Ramos e Marlene de Oliveira, e que recebeu o nome de 'Castelo Surrealista'.
Depois de dez anos de ausência, em que esteve em vários palcos culturais fora de Portugal, Joana Vasconcelos está de regresso ao nosso País com a exposição 'Plug in', que inaugurou no passado dia 29 de setembro no MAAT, em Belém, e que conta com uma curadoria de várias peças idealizadas pela famosa artista a partir de 2000.
@José Manuel Costa Photography
https://www.joanavasconcelos.com
Sem comentários:
Enviar um comentário