quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Já abriu o passadiço que liga Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira

 



A tão aguardada ligação entre Vila Franca de Xira e o Parque das Nações, em Lisboa, abriu finalmente no dia 7 de setembro, algum tempo depois da Jornada Mundial da Juventude.


O Percurso Ribeirinho de Loures é uma das obras de espaço público simbolicamente mais importantes da área metropolitana de Lisboa, evidenciando um território melhor interligado. 

Pela primeira vez, Loures vira-se para o rio. E, pela primeira vez também, há uma ligação pedonal e ciclável – agradável e segura – entre Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.

 

 




O Percurso Ribeirinho de Loures é constituído por seis quilómetros de passadiços de madeira. Inicia-se na ponte ciclopedonal do Trancão, inaugurada no final de Julho, e termina às portas do concelho de Vila Franca de Xira, onde se inicia o Percurso Linear do Estuário do Tejo (do qual falta construir apenas um troço em Alverca). 

Ao longo dos seis quilómetros, existem várias áreas de sombra e de estadia, com bancos, e alguns pontos de observação de aves. Existem também saídas, que permitirão, por exemplo, ligar os passadiços ao futuro parque verde ribeirinho de Loures, que será concretizado nos terrenos que receberam a Jornada Mundial da Juventude e que deverá estar pronto no final do próximo ano.

 




O projeto Percurso Ribeirinho de Loures

No total, o percurso terá uma extensão de cerca de seis quilómetros, com passagens por Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela.

 

 


Agora já é possível passear de bicicleta ou a pé entre as cidades de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira, num percurso com várias zonas de sombra e de descanso, com bancos e pontos de observação de aves.

Tiago Matias, o vereador responsável pelo Departamento de Urbanismo na Autarquia afirmou,


A importância desta obra, que tem um enorme valor ambiental e paisagístico, visa retomar a ligação da população com o rio Tejo.”

 



Recorde-se que já em 2017, Loures concluiu a primeira fase deste projeto, com a abertura do troço entre a estação de Santa Iria de Azóia e o pontão da BP, num percurso pedonal de 740 metros.

Este projeto, com estacaria de madeira, evita um maior impacto ambiental com a fauna e flora que por aqui já existe.

 

 



Segundo a Câmara de Loures, esta obra ainda não terminou, argumentando que ainda faltam desenvolver algumas tarefas finais: 

plantação de 1.641 árvores
plantação de 41.420 arbustos
repor a área de sapal
sinalética adequada ao percurso

Temos a certeza que depois de terminada, esta obra facultará a todos os visitantes um maior potencial de bem-estar.

 

@ https://lisboasecreta.c

 


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