segunda-feira, 17 de julho de 2017

Tapetes de Arraiolos, uma Tradição Portuguesa viva e única no mundo!




Os tapetes de Arraiolos são o testemunho de uma manufactura própria e única da vila alentejana que lhes dá o nome, sem repetição em qualquer outra parte do mundo. Peça têxtil genuinamente portuguesa, traz consigo parte da história de Portugal, onde a grande influência oriental é a sua base estrutural e decorativa, mas onde se mistura também o saber local do bordar, através do uso do ponto cruzado oblíquo.
Rica em matéria-prima (a lã), a vila de Arraiolos tinha também o conhecimento da preparação da lã e produção da cor para os seus tapetes.





Na Praça do Município, o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos merece uma visita atenta. Aqui, pode conhecer todos os detalhes que envolvem a sua produção, bem como a sua importância para a vila de Arraiolos, para o Alentejo e para Portugal.










Fotos: fonte original todos os direitos reservados a: Câmara Municial de Arraiaolos
Texto adaptado de: run.unl.pt

7 comentários:

  1. Fotos com todos os direitos reservados.Pois escondam as fotos bem escondidas nos baús da Câmara. No futuro vão valer uma fortuna ...

    ResponderEliminar
  2. Lindos trabalhos pessoalmente muito os aprecio

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!
    Espero um dia poder ir conhecer, é quem sabe até aprender se alguém se propõe a ensinar ficarei grata!!💋

    ResponderEliminar
  4. Excuse me for commenting in English. I’m an American moving to Portugal in September to retire. I will be bringing with me a rug kit, partially done, that I bought when I visited Portugal. I would be delighted to finish it in a group like this.

    ResponderEliminar
  5. Adoro os tapetes de Arraiolos a minha casa já tem uns poucos feitos por mim pois é uma atividade que fasso já alguns anos noutra zona do nosso pais só tenho pena de ser só como lazer pois gostava de o fazer também como profissão pois sou viciada em Arraiolos adoro mesmo fazer e felicito a cidade de Arraiolos por esta tradição e que nunca se perca um dia destes vou vos visitar Parabéns

    ResponderEliminar