domingo, 13 de agosto de 2017

No Estuário do Sado podemos observar a população de golfinhos mais importante da Europa em estado selvagem




Na região do delta do Sado encontra-se uma das três únicas comunidades sedentárias de golfinhos em toda a Europa. Com uma população de cerca de 30 roazes-corvineiro (Tursiops truncatus), a comunidade é avistada com frequência nas águas de Setúbal e Troia.

A área compreendida entre a Costa Atlântica (Galé e Arrábida) e o Estuário do Sado é habitada por uma das três únicas comunidades destes mamíferos residentes no espaço marítimo europeu.

Grupos de indivíduos gerem diariamente a maré favorável para se deslocarem até à área estuarina, dirigindo-se às zonas de esteiros e de sapais, na procura de alimento, principalmente de chocos, robalos e tainhas, num consumo que pode atingir até dez quilos por dia.




A observação de Golfinhos em estado selvagem no Estuário do Sado, é uma atividade que se estende entre Setúbal e Troia, e pela zona marinha adjacente, a sul da península até ao Parque Marinho Luís Saldanha, parte integrante do Parque Natural da Arrábida.

Existem várias empresas de embarcações a que pode recorrer para observar os singulares Roazes Corvineiros, com a envolvência marcante da paisagem da Serra da Arrábida, maciço que se estende até Sesimbra, e da península de Troia, naquela que é considerada, pela Unesco, uma das "Mais Belas Baías do Mundo".
Um passeio para fazer em família e que não irá esquecer....



Empresas

Existem atualmente várias empresas licenciadas para observação de golfinhos, com vasta experiência na organização de passeios marítimos, nos quais poderá observar as belas paisagens costeiras e gozar de momentos únicos.
Nautur - www.nautur.com
Rotas do Sal - www.rotasdosal.pt
Troiacruze - www.troiacruze.com
Vertigem Azul - www.vertigemazul.com
SadoArrábida (A Cabana do Pai do Tomás) - www.SadoArrabida.pt
Ludyesfera (Sesimbra) - www.ludyesfera.com
Nazaré Costa Deitado (Portinho da Arrábida) - www.portinhodivers.com
Pedro Sousa (Setúbal) - www.avelapasseios.com
Vertente Natural (Sesimbra) - www.vertentenatural.com

Foto: Freebird
Fonte: icnf






1 comentário: