terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sistelo - o pequeno Tibete português






Uma paisagem pincelada de verde onde o ar que se respira purifica o corpo e a alma, Sistelo é tudo isto… e muito mais!


A freguesia situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, vizinha do PNPG - Parque Nacional Peneda-Gerês. É famosa pelos seus socalcos - terraços construídos a alturas sucessivas na vertente da montanha, sobrepostos em escadaria e suportados por muros de pedra - que surgem pela necessidade de aumentar a superfície agrícola e de contrariar os declives. Estas estruturas permitiram o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência de extrema importância para a sobrevivência das comunidades rurais.


Associados a estas plataformas, construíram-se canais destinados ao transporte de água dos pontos mais altos das montanhas, poços e cursos de água, para os campos. Estes canais, que em alguns casos se estendem por dezenas de quilómetros, denominam-se de regadios e são fundamentais para a subsistência das culturas nos meses de verão.


Apelidado de “o pequeno Tibete português”, em Sistelo o tempo corre mais devagar, produz-se desde gado até artesanato (composto pelas meias redondas e pelos aventais de lã) e respira-se ar puro da serra.


A aldeia tem cerca de 300 habitantes e um cenário marcado por moinhos, espigueiros, caminhos, calçadas, cortelhos, habitações de granito e os socalcos, sendo estes elementos exemplo da forma como as populações, durante séculos, ultrapassaram as difíceis condições orográficas naquele vale encaixado no rio Vez. Para além deste património edificado, com indiscutível valor histórico, cultural e estético, a população de Sistelo é guardiã de conhecimentos, de práticas comunitárias, de histórias e de tradições com grande valor etnográfico












Como Chegar?

Porto: Siga pela A3 em direção a Valença. Saia ao Km 78 em direção aos Arcos de Valdevez, após pagar a portagem siga no IC28 em direção a Arcos de Valdevez. Cerca de 15km depois deixe o IC28 e siga as indicações de Arcos de Valdevez. À entrada da vila de Arcos de Valdevez, siga as indicações para “Sistelo”/”PNPG”/”Mezio”. Siga pela N202-2, seguindo as indicações de Sistelo e cerca de 22 km depois chegará à aldeia. 
A partir de Monção acesso pela EN 304, e quem vai dos Arcos de Valdevez pela EN 101 (direção Monção) apanhar a EN 202-2.
Coordenadas GPS:
41°58'24.08"N
8°22'27.85"O









Todos os direitos reservados a:
 Lux Machina

 Pedro

Pedro

Texto:http://www.aciab.pt/sistelo/index.php/sistelo/a-freguesia-de-sistelo

1 comentário: