quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Parque de Santa Catarina - Funchal




 Parque Santa Catarina proporciona magnificas vistas sobre a baía do Funchal e diversos percursos pedonais. O parque oferece aos amantes da natureza muitas espécies da flora mundial e um encantador lago com uma ilha, onde patos e cisnes nidificam.








O Parque de Santa Catarina situa-se na zona ocidental do Funchal, entre a Avenida do Infante e a Avenida Sá Carneiro e ocupa uma área aproximada de 36.000 m2, distribuída entre os 9 e os 40 m de altitude.

O terreno em que está instalado foi adquirido pela Câmara do Funchal em duas parcelas. A primeira, em 1837, para instalação do Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, posteriormente transferido para São Martinho. A segunda parcela de terreno foi adquirida em 1946, sendo efectuadas as principais obras de instalação do Parque, até 1966.

Com uma belíssima vista sobre o Funchal e a sua baía, até à Ponta do Garajau, este Parque possui um grande relvado, rodeado por diversos canteiros e caminhos empedrados, por onde se pode passear, observando as inúmeras espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas provenientes de todos os cantos do Mundo.

Os visitantes têm ao seu dispor um bar-esplanada, um parque infantil e uma ludoteca, instalados em 1997 e 2005 respectivamente.

Outro atractivo deste parque municipal é a lagoa com repuxos, onde foi construída uma ilha para repouso e nidificação dos cisnes e patos que aí vivem.

Na parte mais baixa destaca-se a Capela de Santa Catarina, mandada erigir em 1425, em madeira, por Dona Constança, esposa de João Gonçalves Zarco (1º donatário da ilha) em honra de Santa Catarina de Alexandria. A capela actual é uma construção dos finais do séc. XVII. No pórtico pode-se ler a data de 1425, que lembra o ano da sua fundação.

De realçar, ainda, a presença de diversos elementos escultóricos, assim como, duas peças históricas da indústria madeirense.
























Localização: Avenida do Infante

Sé - Funchal

Área: 36.000m2 | Altitude: 10 - 40 m

Propriedade: pública municipal | Entrada: livre





Aberto: todos os dias


Horário: 07h00 – 21h00 (22 Mar. - 22 Set.)

08h00 – 19h00 (23 Set. - 21 Mar.)

Contactos: Tel.: 291 231 502 | Fax: 291 231 173

E-mail: djevu@cm-funchal.pt


Informações úteis: casas de banho, ludoteca, miradouros, parque infantil, serviços de restauração

Sem comentários:

Enviar um comentário