quinta-feira, 12 de abril de 2018

Gruta do Escoural - Montemor-o-Novo








Situada a cerca de três quilómetros da vila de Montemor-o-Novo, a Gruta do Escoural, foi descoberta acidentalmente em 1963 e classificada, nesse mesmo ano, como Monumento Nacional.

A Gruta do Escoural é constituída por uma grande sala e múltiplas galerias que serviram povos desde há cerca de 50 000 anos até há 4 000 anos atrás, povos esses que ilustraram o seu interior com cenas do seu quotidiano.

Com efeito, todas estas características fazem com que seja única em Portugal, pois a gruta não é só interessante pela beleza em termos geológicos, mas também porque possui vestígios de gravuras e pinturas rupestres paleolíticas com motivos zoomórficos, de equídeos, bovinos e outras representações não figurativas.

Os trabalhos arqueológicos revelaram ocupações humanas desde o Paleolítico Médio, como abrigo para caçadores-recoletores de Neandertal, e Superior, como santuário, até ao Neolítico Final, este último período marcado por uma necrópole. No exterior da gruta, encontra-se -se ainda um Santuário Rupestre Neolítico e um pequeno povoado Calcolítico.

A descida à gruta não dispensa de uma visita prévia ao Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, com uma exposição permanente exposição dedicada ao sítio arqueológico do Escoural.

Por razões de segurança e conservação, as visitas à Gruta do Escoural estão sujeitas a diversas restrições e condicionantes. As visitas de grupo não podem exceder as 10 pessoas. Os visitantes com mobilidade reduzida poderão encontrar dificuldades na visita ao interior da gruta.

Sem comentários:

Enviar um comentário